Novo padrão de relações de trabalho e de ação sindical no setor de telecomunicações brasileiro: contribuição ao debate a partir do caso da Paraíba.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n18p271Abstract
Apresentamos aqui os resultados de pesquisa empreendida em 2008, junto aos trabalhadores em telecomunicações da Paraíba, que analisou os efeitos da privatização do Sistema Telebrás sobre as relações de trabalho e a ação sindical. Foca sobre os processos de terceirização, de introdução de uma dinâmica de rotatividade, de informalização, de heterogeneização dos tipos de relações de trabalho, de fragmentação das identidades dos trabalhadores, de precarização do trabalho e de alteração na dinâmica da ação sindical. Foram usados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental e bibliográfica, aplicação de questionários e entrevistas junto aos diversos tipos de trabalhadores ativos e aposentados do setor na Paraíba, observação participante junto ao I Congresso de Trabalhadores em Telecomunicações, realizado em novembro de 2008.Downloads
Published
2011-04-26
Issue
Section
Articles
License
The articles and other work published in Política & Sociedade, a journal associated to the Graduate Program in Sociology at UFSC, are the property of the journal. A new publication of the same text, whether by the initiative of the author or third parties, must indicate that it was previously published in this journal, citing the edition and date of publication.
This work is licensed under the Creative Common License
