Políticas de desenvolvimento territorial e multifuncionalidade da agricultura familiar no Brasil

Autores

  • Philippe Bonnal Centre de Coopération Internationale de Recherche Agronomique Pour Le Dével.
  • Renato S. Maluf Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2009v8n14p211

Resumo

Visando analisar de que maneira ações públicas voltadas para o meio rural vêm se referindo à noção de multifuncionalidade da agricultura e à perspectiva territorial do desenvolvimento, neste artigo são analisadas as diversas políticas públicas inscritas no Plano Plurianual 2004-2007. Num contexto marcado simultaneamente pela globalização da economia e pelo fortalecimento do processo democrático, destaca-se a preocupação dos gestores públicos de induzir um processo de reequilibração social e territorial mediante a implantação de duas lógicas distintas: políticas setoriais a favor da agricultura familiar e políticas de dinamização das atividades econômicas territoriais. Observa-se que essas políticas se referem de maneira implícita à multifuncionalidade da agricultura familiar e de maneira explicita ao enfoque territorial. Em conclusão, o artigo aponta o caráter essencialmente fragmentado e diferenciado das políticas de desenvolvimento rural e a necessidade de integrá-las mediante referências mais nítidas a ambas as noções.

Biografia do Autor

Philippe Bonnal, Centre de Coopération Internationale de Recherche Agronomique Pour Le Dével.

Possui graduação em Agronomie pela Ecole D’ingénieurs Agro Développement (1978) e mestrado em Dea Economie Agro Alimentaire et Rurale pela Universite de Montpellier II (Scien. et Tech Du Languedoc) (1991) . Atualmente é Pesquisador e consultor do Centre de Coopération Internationale de Recherche Agronomique Pour Le Dével.

Renato S. Maluf, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973), Mestre (1976) e Doutor (1988) em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou programas de pós-doutoramento na Oxford University (UK) em 1996-7 e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris), 2000-1. Atualmente é Professor Associado I do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ).

Downloads

Publicado

2009-10-06

Edição

Seção

Dossiê Temático