Legislação, Educação e Política: percepções sociais sobre a Lei de Diretrizes e Bases e o Plano Nacional de Educação (2011-2020)

Autores

  • Antonio Teixeira de Barros Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados
  • Lúcio Meireles Martins Centro de Formação da Câmara dos Deputados

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2014v13n27p77

Resumo

Estuda a relação educação/legislação, na perspectiva da Sociologia Política, com base nas percepções de cidadãos sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação (2011-2020), a partir das seguintes questões: qual o grau de conhecimento da população sobre a LDB em seus 15 anos de vigência? (3) qual o nível de interesse do público e sobre o PNE e quais suas expectativas? A metodologia consiste na técnica de survey, com aplicação de questionário com amostragem nacional de 1.010 informantes, além de pesquisa bibliográfica e documental. O escopo teórico é focado na sociologia política weberiana, na qual educação e legislação são vistas como resultantes históricas da racionalização ocidental. Os dados indicam pouco interesse popular pela LDB e pelo PNE. Entretanto, a variável escolaridade eleva o nível de conhecimento/interesse. O tema  é reconhecido como nacionalmente relevante, mas a conotação política é pouco destacada, sobretudo quando se trata da função do Poder Legislativo no debate sobre políticas educacionais. O papel do legislativo é associado à garantia/fiscalização de recursos.

Biografia do Autor

Antonio Teixeira de Barros, Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados

Doutor em Sociologia. Docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados.

Lúcio Meireles Martins, Centro de Formação da Câmara dos Deputados

Especialista em Educomunicação. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados.

Downloads

Publicado

2014-09-29

Edição

Seção

Artigos