O lugar da sociologia da educação nas ciências da educação: o caso dos programas de mestrado e doutoramento portugueses
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p17Resumo
Considerar analiticamente quaisquer áreas de investigação é um exercício que faz emergir questões de natureza conceitual, epistemológica e remete para lutas travadas em determinado campo científico para a legitimação de uma estrutura, de agentes, capitais e posições em jogo. Tal compreensão serviu de sustentáculo para o presente artigo, que tem como objectivo geral contribuir para um conhecimento mais amplo da Sociologia da Educação em Portugal. Para tal, a supracitada área foi tomada a partir de sua faceta enquanto área de docência em cursos de mestrado e doutoramento no âmbito das Ciências da Educação. A conjugação aqui realizada entre um apanhado sócio histórico, de um lado, e a caracterização actual a partir dos cursos supracitados, de outro, permitiu-nos compreender melhor o que é hoje legitimado como Sociologia da Educação, bem como o lugar que ela ocupa no espaço das Ciências da Educação.Referências
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