O lugar da sociologia da educação nas ciências da educação: o caso dos programas de mestrado e doutoramento portugueses
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p17Abstract
Considerar analiticamente quaisquer áreas de investigação é um exercício que faz emergir questões de natureza conceitual, epistemológica e remete para lutas travadas em determinado campo científico para a legitimação de uma estrutura, de agentes, capitais e posições em jogo. Tal compreensão serviu de sustentáculo para o presente artigo, que tem como objectivo geral contribuir para um conhecimento mais amplo da Sociologia da Educação em Portugal. Para tal, a supracitada área foi tomada a partir de sua faceta enquanto área de docência em cursos de mestrado e doutoramento no âmbito das Ciências da Educação. A conjugação aqui realizada entre um apanhado sócio histórico, de um lado, e a caracterização actual a partir dos cursos supracitados, de outro, permitiu-nos compreender melhor o que é hoje legitimado como Sociologia da Educação, bem como o lugar que ela ocupa no espaço das Ciências da Educação.References
ABRANTES, P. Tendências e controvérsias em sociologia da educação. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2010.
ABRANTES, P. Sociologia e ciências de educação: a distância entre nós. Revista Sociologia - Problemas e Práticas, Lisboa, n. 45, p. 117-130, maio 2004.
AFONSO, A. Caminhos, cumulatividade e ambivalência. In: ABRANTES, P. (org.). Tendências e controvérsias em sociologia da educação. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2010.
AFONSO, A. J. A sociologia da educação em Portugal. Elementos para a conguração do “estado da arte”. In: TEODORO, A.;Torres, C. A. Educação crítica e utopia - perspetivas para o século XXI. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
ALVES, M. G.; AZEVEDO, N. R. GONÇALVES, T. N. R. (Edt.). Educational theory informing educational research. Scenarios and lines of fight. Caparica: UIED/FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2013.
AMBRÓSIO, T. As ciências da educação em Portugal. Um debate em busca de um lugar entre as ciências do homem e da sociedade. In: GAGO, J. M. O Estado das Ciências em Portugal. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1992.
APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. The Routledge International Handbook of the Soiology of Education. London and New York: Routledge, 2010.
BALL, S. The Routledge Falmer in Sociology of Education. London and New York: Routledge Falmer, 2004.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu. “Grandes cientistas sociais”. São Paulo : Ática, 1983.
CANÁRIO, R. O que é a escola? Um olhar sociológico. Porto: Porto Editora, 2005.
COSTA, A. F. O que é sociologia? Lisboa: Difusão Cultural, 1992.
CRESWELL, J. W. Educational research: planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. 4. ed. Boston: Pearson Education, 2012.
ESTEVES, M. (2006). Formação de Professores: das concepções às realidades. In L. Lima, J. A. Pacheco, M. Esteves, & R. Canário, A Educação em Portugal (1986-2006). Alguns Contributos da Investigação. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
ESTRELA, T. As Ciências da Educação, Hoje. In: SOUSA, J. M. Educação para o Sucesso: Políticas e Actores. Actas do IX Congresso da SPCE-Funchal. Lisboa: Legis Editora – SPCE, 2008.
FURLONG, J.; LAWN, M. (edt.). Disciplines of education. !eir role in the future of education research. Abingdon, Oxon: Routledge, 2011.
LAUDER, H.; BROWN, P.; HALSEY, A. H. Sociology of education: a critical history and propects for the future. Oxford Review of Education, Oxford, v. 35, n. 5, p. 569-585, 2009.
NEVES, F. M. A diferenciação centro-periferia como estratégia teórica básica para observar a produção científica. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 17, n. 34, p. 241-252, out. 2009.
NÓVOA, A. As ciências de educação e os processos de mudança. In: Nóvoa, A.; CAMPOS, B.; PONTE, J. P.; SANTOS, B. (orgs.). Ciências da educação e mudança. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1991.
PACHECO, J. A. Dos tempos e lugares do campo educacional: uma análise dos percursos de investigação em Portugal (1900-2000). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 53-66, jan./abr. 2004.
STOER, S. Notas sobre o desenvolvimento da sociologia da educação em Portugal. In: ESTEVES, A. J.; STOER, S. A sociologia na escola - professores, educação e desenvolvimento. Porto: Edições Afrontamento, 1992.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The articles and other work published in Política & Sociedade, a journal associated to the Graduate Program in Sociology at UFSC, are the property of the journal. A new publication of the same text, whether by the initiative of the author or third parties, must indicate that it was previously published in this journal, citing the edition and date of publication.
This work is licensed under the Creative Common License