O lugar da sociologia da educação nas ciências da educação: o caso dos programas de mestrado e doutoramento portugueses

Autores/as

  • Camila Ferreira da Silva
  • Mariana Gaio Alves

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p17

Resumen

Considerar analiticamente quaisquer áreas de investigação é um exercício que faz emergir questões de natureza conceitual, epistemológica e remete para lutas travadas em determinado campo científico para a legitimação de uma estrutura, de agentes, capitais e posições em jogo. Tal compreensão serviu de sustentáculo para o presente artigo, que tem como objectivo geral contribuir para um conhecimento mais amplo da Sociologia da Educação em Portugal. Para tal, a supracitada área foi tomada a partir de sua faceta enquanto área de docência em cursos de mestrado e doutoramento no âmbito das Ciências da Educação. A conjugação aqui realizada entre um apanhado sócio histórico, de um lado, e a caracterização actual a partir dos cursos supracitados, de outro, permitiu-nos compreender melhor o que é hoje legitimado como Sociologia da Educação, bem como o lugar que ela ocupa no espaço das Ciências da Educação.

Biografía del autor/a

Camila Ferreira da Silva

Estudante de doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Nova de Lisboa (Bolsista Erasmus Mundus).

Mariana Gaio Alves

Professora Auxiliar com Agregação na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Citas

ABRANTES, P. Tendências e controvérsias em sociologia da educação. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2010.

ABRANTES, P. Sociologia e ciências de educação: a distância entre nós. Revista Sociologia - Problemas e Práticas, Lisboa, n. 45, p. 117-130, maio 2004.

AFONSO, A. Caminhos, cumulatividade e ambivalência. In: ABRANTES, P. (org.). Tendências e controvérsias em sociologia da educação. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2010.

AFONSO, A. J. A sociologia da educação em Portugal. Elementos para a conguração do “estado da arte”. In: TEODORO, A.;Torres, C. A. Educação crítica e utopia - perspetivas para o século XXI. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

ALVES, M. G.; AZEVEDO, N. R. GONÇALVES, T. N. R. (Edt.). Educational theory informing educational research. Scenarios and lines of fight. Caparica: UIED/FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2013.

AMBRÓSIO, T. As ciências da educação em Portugal. Um debate em busca de um lugar entre as ciências do homem e da sociedade. In: GAGO, J. M. O Estado das Ciências em Portugal. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1992.

APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. The Routledge International Handbook of the Soiology of Education. London and New York: Routledge, 2010.

BALL, S. The Routledge Falmer in Sociology of Education. London and New York: Routledge Falmer, 2004.

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu. “Grandes cientistas sociais”. São Paulo : Ática, 1983.

CANÁRIO, R. O que é a escola? Um olhar sociológico. Porto: Porto Editora, 2005.

COSTA, A. F. O que é sociologia? Lisboa: Difusão Cultural, 1992.

CRESWELL, J. W. Educational research: planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. 4. ed. Boston: Pearson Education, 2012.

ESTEVES, M. (2006). Formação de Professores: das concepções às realidades. In L. Lima, J. A. Pacheco, M. Esteves, & R. Canário, A Educação em Portugal (1986-2006). Alguns Contributos da Investigação. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.

ESTRELA, T. As Ciências da Educação, Hoje. In: SOUSA, J. M. Educação para o Sucesso: Políticas e Actores. Actas do IX Congresso da SPCE-Funchal. Lisboa: Legis Editora – SPCE, 2008.

FURLONG, J.; LAWN, M. (edt.). Disciplines of education. !eir role in the future of education research. Abingdon, Oxon: Routledge, 2011.

LAUDER, H.; BROWN, P.; HALSEY, A. H. Sociology of education: a critical history and propects for the future. Oxford Review of Education, Oxford, v. 35, n. 5, p. 569-585, 2009.

NEVES, F. M. A diferenciação centro-periferia como estratégia teórica básica para observar a produção científica. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 17, n. 34, p. 241-252, out. 2009.

NÓVOA, A. As ciências de educação e os processos de mudança. In: Nóvoa, A.; CAMPOS, B.; PONTE, J. P.; SANTOS, B. (orgs.). Ciências da educação e mudança. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1991.

PACHECO, J. A. Dos tempos e lugares do campo educacional: uma análise dos percursos de investigação em Portugal (1900-2000). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 53-66, jan./abr. 2004.

STOER, S. Notas sobre o desenvolvimento da sociologia da educação em Portugal. In: ESTEVES, A. J.; STOER, S. A sociologia na escola - professores, educação e desenvolvimento. Porto: Edições Afrontamento, 1992.

Publicado

2015-12-11

Número

Sección

Dossiê Temático