Os tucanos no governo de São Paulo: o peso dos indicadores socioeconômicos municipais no voto em Geraldo Alckmin nas eleições de 2002, 2010 e 2014

Autores

  • Jayane dos Santos Maia Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15n34p257

Resumo

O sucesso eleitoral do PSDB e de seus candidatos no governo do estado de São Paulo vem de

longa data. Este estudo visa contribuir com a discussão acerca da manutenção do poder por esse partido no referido estado. A pesquisa objetivou, a partir da consecução de modelos logísticos lineares generalizados (GLM), verificar se indicadores socioeconômicos interferem de algum modo na proporção de votos obtida nos municípios pelo candidato eleito em São Paulo para o cargo de governador. Foram utilizadas na pesquisa as eleições de 2002, 2010 e 2014, as quais têm em comum a vitória do tucano Geraldo Alckmin. O IDHM, o índice de Gini e o índice de envelhecimento estão entre as variáveis que apresentaram significância estatística. No entanto, os modelos estatísticos de cada ano eleitoral explicaram pouco da variação total das proporções de votos. Isso demonstrou que outros fatores, não relacionados à estrutura socioeconômica, repercutem no sucesso eleitoral de Alckmin em São Paulo.

Biografia do Autor

Jayane dos Santos Maia, Universidade de Lisboa

Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é doutoranda em Política Comparada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. 

Downloads

Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Artigos