Republicanismo e cristianismo: dilemas de uma relação problemática

Autores

  • Gleyton Trindade Universidade Federal de Alfenas (MG)
  • Sandro Cerveira Universidade Federal de Alfenas (MG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2020v19n44p204

Resumo

Autores como Pocock, Skinner e Pettit têm revalorizado o republicanismo como tradição política fundamental na constituição do mundo moderno em contraste com a hegemonia da tradição liberal. Este trabalho pretende analisar aquela que tem sido caracterizada como uma relação das mais problemáticas e desafiadoras para os republicanos: a relação entre republicanismo e cristianismo. Argumentamos que a dificuldade na análise das relações entre republicanismo e cristianismo deriva das próprias dificuldades do projeto neorrepublicano em delimitar o republicanismo como tradição política específica. A superação de tais dilemas envolveria uma melhor qualificação da tradição republicana incluindo os temas da comunidade política como "comunidade universal", uma concepção não instrumental da vida pública e o reconhecimento de que a concepção da liberdade como não dominação implica que as instituições republicanas promovem determinados valores.

Biografia do Autor

Gleyton Trindade, Universidade Federal de Alfenas (MG)

Doutor em Ciência Política pela UFMG e Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas (MG).

Sandro Cerveira, Universidade Federal de Alfenas (MG)

Doutor em Ciência Política pela UFMG e Professor Adjunto de Ciência Política da Unifal (MG)

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Publicado

2020-04-30

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Artigos