O Direito à Interrupção da Gravidez de Fetos Anencéfalos: vozes e lógicas discursivas presentes na ADPF 54.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2014v13n27p111Resumo
No presente artigo buscou-se analisar a lógica dos debates políticos em torno da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54 (ADPF 54), que transferiu para a mulher a decisão pela continuidade ou interrupção da gravidez de feto anencéfalo. Utilizou-se a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe para identificar discursos, articulações, pontos nodais e o dos grupos envolvidos no debate. Para tanto, foram cuidadosamente analisados os discursos transcritos por meio de notas taquigráficas disponibilizados no site do Supremo Tribunal Federal referentes às quatro audiências públicas. Verificou-se que entidades religiosas, Estado, Sociedade civil e Comunidade científica apresentaram elementos de persuasão em torno da causa que apontaram para dois caminhos antagônicos. Cadeias de equivalência foram formadas por atores que eventualmente poderiam estar em posições antagônicas, mas no debate sobre a ADPF54 aproximaram-se contingencialmente. Os debates em torno da ADPF 54 vão além de argumentos científicos e religiosos: refletiram as lógicas discursivas, os posicionamentos políticos e ideologias de grupos sociais envolvidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Política & Sociedade o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Política & Sociedade.
