O mercado de fertilização in vitro no Brasil:
elementos socioculturais e emocionais presentes na doação e na recepção de óvulos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2022.e91402Palavras-chave:
Sociologia econômica, Mercado de fertilização in vitro, Emoção, Altruísmo, SacrifícioResumo
O Brasil é o país da América Latina que mais realiza fertilização in vitro. A maior presença de mulheres acima de 40 anos neste mercado indica uma realidade pouco discutida, a fertilização in vitro realizada por meio de óvulos doados. É sobre a doação e a recepção de óvulos que esse artigo se interessa. Nossa inspiração teórica vem da sociologia econômica dos mercados em diálogo com a sociologia das emoções, pois buscamos identificar elementos não-econômicos que sustentam o mercado de doação de óvulos, já que não existe neste uma troca direta em dinheiro. Realizamos mapeamento do marco jurídico do setor e pesquisa de campo em uma importante clínica de reprodução assistida da cidade de Ribeirão Preto, Estado de S. Paulo e realizamos imersão em um grupo fechado do Facebook que trata do tema. Nossos dados indicam que este mercado se sustenta em elementos sociais, culturais e emocionais, como o altruísmo, o sacrifício, o sagrado, dentre outros.
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