Percepções da Pobreza: a importância da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2024.e94903

Palavras-chave:

Pobreza, Representações Sociais, Estatística, Educação

Resumo

O artigo faz uma nova análise da pesquisa realizada pelo Vox Populi, em 2008, que tratava da opinião dos brasileiros sobre as desigualdades sociais, a pobreza e as políticas sociais governamentais. Nessa nova abordagem, ganha destaque a comparação ente grupos dominantes e dominados – em diversos subgrupos - sobre suas percepções acerca da pobreza. Os dados foram trabalhados de forma estatísticas e colocaram em questão a existência de uma distinção entre as representações de ambos os grupos definidos. O resultado demonstra que os grupos, de fato, se contrapõem na maioria das observações realizadas, se sobressaindo, principalmente, aqueles que possuem alta escolaridade.

Biografia do Autor

Pedro Simões, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Sociologia – Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: josepeneto@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6322-2389

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Publicado

2024-09-13

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Artigos