Cobertura jornalística e eleições presidenciais de 2006 no Brasil

Autores

  • Antônio Albino Canelas Rubim Universidade Federal da Bahia
  • Leandro Colling Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O trabalho analisa como a imprensa, especialmente a revista Veja e o jornal Folha de S.Paulo, cobriram o final do mandato do presidente Lula e as eleições presidenciais de 2006. Após a análise das reportagens, realizada a partir de uma livre apropriação do conceito de enquadramento, o texto apresenta algumas reflexões para tentar entender porque a cobertura não impediu a vitória do candidato do PT. Em vez de aderir à opinião, moralizante e contrária ao candidato Lula, construída pela mídia e pelas classes médias, os eleitores teriam formulado suas opiniões com base em seus interesses e na sua avaliação das políticas de governo.

Biografia do Autor

Antônio Albino Canelas Rubim, Universidade Federal da Bahia

Antônio Albino Canelas Rubim é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA). Endereço eletrônico: rubim@ufba.br.

Leandro Colling, Universidade Federal da Bahia

Leandro Colling é Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas e Professor substituto da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA) e da Faculdade Social da Bahia (FSBA). Endereço eletrônico: colling@ufba.br.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático