Artigo: Amor, sexo e dinheiro: uma interpretação sociológica do mercado de serviços sexuais

Autor/innen

  • Edmilson Lopes Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Este artigo procura analisar as lógicas impulsionadoras do mercado de serviços sexuais, tendo como ponto de apoio o movimento teórico identificado comumente como “Nova Sociologia Econômica”. Busca-se apontar elementos para uma compreensão dos vetores instituidores desse mercado a partir de dois suportes empíricos: a discussão em torno do Projeto de Lei 98/2003, de autoria do deputado Fernando Gabeira, que “legaliza” a prostituição; e os discursos produzidos a respeito do turismo sexual nas capitais do Nordeste do Brasil. A abordagem empreendida tem como fio condutor uma indagação sobre as inter-relações entre mercado, moralidade e repertório cultural.

Autor/innen-Biografie

Edmilson Lopes Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRN, professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade e é ainda docente colaborador do mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Já lecionou na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no período de 1987 a 2001, e na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, no período de 2001 a 2002. Desenvolve pesquisas empíricas sobre criminalidade, racismo e sofrimento social. Dedica-se ainda a reflexões sobre a sociologia da vida econômica. Atualmente é tutor do PET de Ciências Sociais.

Veröffentlicht

2005-01-01

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Temático