Novos atores no mercado: movimentos sociais econômicos e consumidores politizados

Autor/innen

  • Fátima Portilho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2009v8n15p199

Abstract

O artigo reflete sobre os novos atores do mercado, em especial os movimentos sociais econômicos, ou seja, aqueles em que os atores constroem uma nova cultura de ação política visando a reapropriação da economia a partir de valores próprios. Exemplo disso são os movimentos de economia solidária, comércio justo, indicação geográfica, slow food e os movimentos de consumidores organizados. Esta interface entre movimentos sociais e mercado é, talvez, a característica mais marcante, diferenciadora e polêmica das mobilizações políticas atuais. No entanto, para além dos movimentos sociais econômicos, o artigo enfatiza e, ao mesmo tempo, problematiza a ação política na esfera do consumo individual, o que tem sido chamado de consumo política.

Autor/innen-Biografie

Fátima Portilho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Sociais. Professora do CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Grupo de Pesquisa Sociedades e Culturas de Consumo. Núcleo de Pesquisa Mercados, Redes e Valores.

Veröffentlicht

2009-10-29

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Temático