Apelos discursivos em campanhas proporcionais na televisão

Autores

  • Luis Felipe Miguel Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2010v9n16p151

Resumo

Nas eleições proporcionais, a utilização do Horário Gratuito de Propaganda

Eleitoral (HGPE), pulverizada entre dezenas ou centenas de candidatos,

torna-se menos efetiva. Ainda assim, ele cumpre importante funções: avisa

aos eleitores que tal indivíduo é candidato e relembra a candidatura àqueles

que já foram atingidos por outras formas de campanha, reforçando intenções

de voto que, de outra forma, poderiam ser esquecidas. Além disso,

pressupõe-se que, no tempo reduzido do HGPE, cada candidato buscará

reforçar os elementos centrais de seu discurso de campanha. A pesquisa,

realizada com base no horário eleitoral televisivo das eleições proporcionais

do Distrito Federal (candidatos à Câmara Legislativa), buscou entender quais

são as estratégias de utilização do HGPE por partidos e candidatos.

 

Biografia do Autor

Luis Felipe Miguel, Universidade de Brasília

uis Felipe Miguel concluiu o doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas em 1997. Atualmente é Professor associado da Universidade de Brasília e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Publicou 5 livros, 15 capítulos de livros e 77 artigos em periódicos especializados. Entre 1997 e 2010 coordenou 10 projetos de pesquisa já concluídos. Atualmente coordena três projetos de pesquisa. Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Mídia e Política, em Teoria da Democracia. e em Gênero e Política Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: mídia e política, política brasileira, teoria da democracia, representação política, democracia, eleições, discurso político, teoria política contemporânea e gênero.

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Publicado

2010-05-05

Edição

Seção

Artigos