Os 10 anos da Sociologia no ensino médio no Brasil: considerações sobre a formação de professores de Ciências Sociais na UFSM

Autor/innen

  • Ceres Karam Brum UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n41p187

Abstract

O artigo objetiva efetuar um balanço da formação de professores de Ciências Sociais no Brasil, inicia- do com a promulgação de lei da Lei no 11.684/ 2008 (que tornou obrigatório o ensino de Sociologia e da Filosofia no ensino médio), que se finaliza com a reforma do ensino médio e a Base Nacional delineada na Lei no 13.415/2017. Para tanto pretendo focalizar a experiência de trabalho com as dis- ciplinas de Ciências Sociais para o Ensino Médio e Antropologia da Educação, a partir das transforma- ções ocorridas no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que levaram à criação dos cursos de Licenciatura em Sociologia e Ciências Sociais nas modalidades presencial e EAD. Em um segundo momento, pretendo propor algumas ações reflexivas para os tempos que se anunciam, efetuando uma recuperação do conceito antropológico de educação, para colocá-lo em ação e, a serviço da formação de licenciados em Ciências Sociais no Brasil, para, como conclusão, expressar novas vias de acesso às Ciências Sociais na escola.

Autor/innen-Biografie

Ceres Karam Brum, UFSM

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria. cereskb@terra.com.br

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Veröffentlicht

2019-09-23

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Temático