Canções de amor e sofrimento: o amor romântico como crença na construção do mercado do sertanejo universitário

o amor romântico como crença na construção do mercado do sertanejo universitário

Autor/innen

  • Gabriela Porcionato
  • Lucas Vasques
  • Thaís Souza

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2022.e91472

Schlagworte:

Sertanejo Universitário, Mercado, Sociologia das emoções, Amor

Abstract

Considerando a centralidade da experiência amorosa na vivência do indivíduo moderno (Martuccelli, 2016), buscamos identificar as crenças sobre o amor no contexto da música sertaneja universitária, vertente que  agrega grandes cifras no mercado fonográfico brasileiro. A partir da sociologia econômica e da vertente que tem reivindicado a centralidade das emoções para explicar o funcionamento de um mercado, buscamos cruzar a economia e a emoção, especialmente a do amor. A partir da seleção de 20 músicas do gênero, realizamos uma lexicografia das letras de músicas e demonstramos o “amor” como categoria central a ser produzida e consumida nesse mercado. Conclui-se que a crença do amor gere o mercado do sertanejo universitário. A análise em três eixos temáticos (conquista, traição e término) nos levaram a crenças duais em relação ao amor, sobretudo o eixo da traição, nos forneceu crenças divididas entre sagradas e profanas – na qual, pelo antagonismo expresso nas crenças, tratam-se de experiências inconciliáveis.

Literaturhinweise

ALONSO, G. Cowboys do Asfalto: Música sertaneja e modernização brasileira. Tese. (Doutorado em História). Universidade Federal Fluminense, 2011.

ALONSO, G. Oposição no Sertão: a construção da distinção entre música caipira e música sertaneja. Outros Tempos, Maranhão, v. 10, n.15, p. 122-145, abr. 2013.

ANTUNES, D. De caipira a universitário: a história de sucesso da música sertaneja. São Paulo: Matrix, 2012.

AUSTIN, G. New Uses of Bourdieu in Film and Media Studies. Berghahn Books, 2016.

BANDELJ, N. Relational Work and Economic Sociology. Politics & Society, v. 40, n. 2, p. 175–201. May. 2012.

BOURDIEU, P. A distinção: critica social do julgamento. reimpressão ed. São Paulo: EDUSP, 2007.

BOURDIEU, Pierre; SAINT-MARTIN, Monique de. “Anatomie du gout”. Actes de la recherche en sciences sociales, v.2, n.5 pp.2–81, 1976.

CANCLINI, N. Consumidores e cidadãos; conflitos multiculturais da globalização. Rio de janeiro: Editora UFRJ, 1995.

CANTISTA, I.; SÁDABA, T. (eds.). Understanding Luxury Fashion: From Emotions to Brand Building. Springer Verlag, 2019.

COULANGEON, P. Social Stratification of Musical Tastes: Questioning the Cultural Legitimacy Model. Revue française de sociologie, V. 46, p. 123-154. 2005/5.

DE CASTRO, A. L. Culto ao corpo e sociedade: mídia, estilos de vida e cultura de consumo. São Paulo: Annablume, 2003.

DOUGLAS, M. O mundo dos bens, vinte anos depois. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 17-32, jul./dez. 2007.

DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

DUBY, G. Idade média, idade dos homens. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

DUMONT, L. Homo aequalis. Paris: Gallimard, 1977.

FERNANDES, R.; FAUSTINO, D. “Sofrência no topo”: O sertanejo universitário e as narrativas sobre o amor. TEMPO DA CIÊNCIA, Toledo, v.29, n.57, Jan.-Jun. 2022.

FRANÇA, V. R. V; VIEIRA, V. H. SERTANEJO UNIVERSITÁRIO: EXPRESSÃO E VALORES DE JOVENS URBANOS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. contemporanea | comunicação e cultura - v.13 – n.01 – jan-abr 2015 – p. 106-122.

GIDDENS, A. A transformação da intimidade: sexualidade, amor & erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993

GOFFMAN, E. A representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis; Vozes; 18 ed; 2011.

GOLDENBERG, Mirian. Infiel: notas de uma antropóloga. Rio de Janeiro: Record, 2006.

GUIMARÃES, N. A. Casa e mercado, amor e trabalho, natureza e profissão: controvérsias sobre o processo de mercantilização do trabalho de cuidado. Cadernos Pagu, n. 46, p. 59–77, 2016.

HADDAD, B. S. M. Da produção do discurso aos usos sociais: distinção, moda e estilo na revista Vogue Brasil. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) Faculdade de Ciências (FCLAR) – Araraquara, 2021.

ILLOUZ, E. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de janeiro: Zahar, 2011.

JARDIM, M. A. C.; MOURA, P. C. A construção social do mercado de dispositivos de redes sociais: a contribuição da sociologia econômica para os aplicativos de afeto. TOMO. N. 30 JAN./JUN. | 2017

JARDIM, M. A. C.. Para além da fórmula do amor. Revista Política e Sociedade, v. 18, p. 43-76, 2019.

JARDIM, M. A. C.. Socioanálise: introdução ao conceito. Socioanálise das emoções: produção socio-cultural das emoções. 1ed.Araraquara: Laboratório Editorial, 2020, v. , p. 7-25.

JARDIM, M. A. C.. A construção do mercado de afeto: o caso das agências de casamento. REVISTA PÓS-CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 18, p. 2021, 2021.

JARDIM, M. A. C.; Campos . A construção social dos mercados. Araraquara: Laboratório editorial Unesp, 2012

JARDIM, M. A. C.; MOURA, P. J. C. . Entre a ortodoxia e a heterodoxia: disputa simbólica nos governos petistas (Lula e Dilma) para a imposição da doxa econômica. NORUS - NOVOS RUMOS SOCIOLÓGICOS, v. 9, p. 20, 2021.

JARDIM, M. A. C.; PAOLIELLO, R. M. Abandono, solidão e desistência do amor: o racismo como elemento excludente de mulheres pretas no mercado do afeto. TOMO (UFS), v. 41, p. 87-126, 2022.

JARDIM, M. A. C. VASQUES, L. F. A “boa combinação” entre gênero e sociologia econômica. Novos Olhares Sociais, V. 2, n. 2, 2019

KUIPERS, G. Cultural Globalization as the Emergence of a Transnational Cultural Field: Transnational Television and National Media Landscapes in Four European Countries. American Behavioral Scientist, v. 55, n. 5, p. 541-557, 2011.

MARTUCCELLI, D. O indivíduo, o amor e o sentido da vida nas sociedades contemporâneas. Estudos Avançados, 30(86), 147-165, 2016.

NEIBURG, F. Os sentidos sociais da economia. Horizontes das ciências sociais no Brasil–Antropologia. São Paulo: ANPOCS, 2010.

PACHUCKI, M.; MALO, I. Alimentation et réseau social : une étude sur « le goût par nécessité » en contexte social. Sociologie et Sociétés v. 46 n. 2, p. 229–252, 2014.

PILÃO, A. C. Reflexões sócio-antropológicas sobre Poliamor e amor romântico. RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 12, n. 35, ago.2013.

PORCIONATO, G. Programa Minha Casa Minha Vida: a construção social de um mercado. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências sociais) - Faculdade de ciências e letras de araraquara, 2016.

ROSSI, T. C. Projetando a subjetividade: a construção social do amor a partir do cinema. Tese (Doutorado em Sociologia). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2013.

SANTOS, D. A música sertaneja é a que eu mais gosto! : Um estudo sobre a construção do gosto a partir das relações entre jovens estudantes de Itumbiara-GO e o Sertanejo Universitário. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012;

SANTOS, D. “A Música Sertaneja é a que eu mais gosto!”: Um estudo sobre a construção do gosto a partir das relações entre jovens estudantes de Itumbiara-GO e o sertanejo universitário. Fragmentos de cultura, v.18, 2018;

SENA, A. O significado do sertanejo universitário: música sertaneja, capitalismo e valores. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019;

TELES, G. Música e Valores. Revista Sociologia Em Rede. V. 9, n. 9, 2019.

VASQUES, L. F. ; JARDIM, M. A. C. Emoções e Sociologia Econômica. REVISTA ENSAIOS, v. 18, p. 146-168, 2021.

VASQUES, L. F. As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da revista Exame: Uma análise em sociologia econômica dos mercados. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, 2022.

ZAN, J. R. Música popular brasileira, indústria cultural e identidade. Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 3, n. 1, 2001.

ZELIZER, V. A negociação da intimidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Veröffentlicht

2023-06-21

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Temático