Chamada para propostas de dossiês temáticos

2018-12-21
Está aberta chamada para propostas de dossiês para  Política & Sociedade, até dia 28.02.2019.A chamada busca propostas de dossiês das áreas de Sociologia e Ciência Política a serem publicados no ano de 2020. Consultar as regras e prazos abaixo. 

Chamada de propostas de Dossiê Temático para a Revista Política & Sociedade

A Revista Política & Sociedade tem trabalhado com espaços para dossiês temáticos, assim como o tradicional espaço para artigos submetidos por fluxo contínuo nas áreas de Sociologia Política, Sociologia, Ciência Política e temas afins. A revista orienta-se pelos critérios de qualidade acadêmica e de relevância científica do conteúdo de suas publicações. A publicação dos artigos está condicionada a avaliação anônima dos pares.
Com objetivo de receber propostas de dossiê, os editores da revista, após deliberação com o colegiado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina, lançam esta convocatória de propostas de dossiês para publicação no ano de 2020. Como a revista tem periodicidade quadrimestral, serão  selecionadas até 3 propostas.

Chamada –
1 – Informações gerais.
1.1 – Objetivo: A presente chamada tem como objetivo selecionar propostas de dossiês temáticos de professores ou pesquisadores doutores das áreas de Sociologia Política,
Sociologia, Ciência Política e temas afins para serem  publicados durante o ano de 2020.

1.2 - Cronograma:
Lançamento: 13 de dezembro de 2018.
Data Limite de Submissão: 28 de fevereiro de 2019.
Resultado: 15 de março de 2019.
1.3 - Público: Professores e Pesquisadores doutores nacionais ou estrangeiros das áreas de Sociologia Política, Sociologia, Ciência Política e temas afins.
1.4 – As propostas devem ser enviadas para o e-mail ps@cfh.ufsc.br com cópia para o e-mail do editor luis.graca@ufsc.br até a data final de 28 de fevereiro de 2019.

2 – Conteúdo da proposta.
2.1 – A proposta deve conter:
2.1.1 – Título do Dossiê.

2.1.2 – Resumo do tema do dossiê.
2.1.3 – Justificativa que contemple a importância e relevância do tema. 
2.1.4 – Possíveis nomes dos autores dos artigos (Previsão), instituições de vinculação e países de residência.
2.1.5 – Mini currículo dos pesquisadores envolvidos como organizadores e autores.
2.1.6 – Área de concentração: Ciência Política ou Sociologia.
2.1.7 – Os Dossiês devem prever no mínimo de 5 e máximo de 8 unidades de texto (Apresentação, Artigos, traduções, entrevistas).

3 – Critérios para seleção das propostas:
3.1 – Qualidade e originalidade da proposta
3.2 – Vinculação e titulação dos organizadores e autores indicados.
§1 - Será dada preferência para propostas com diversidade institucional.
§2 - Será dada preferência para propostas que envolvam pesquisadores do programa de Pós-graduação em Sociologia Política da UFSC(PPGSP) até o limite de dois pesquisadores
envolvidos por dossiê.
§3 - Será dada preferência para propostas que envolvam pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Assim como aquelas que possuam artigos originais nas línguas estrangeiras publicadas pela revista: Espanhol e Inglês.
3.3 – Dada a ligação da revista com ambas as áreas de Sociologia e Ciência Política, será considerado para fins de seleção de propostas, caso possível, a distribuição de pelo menos um dossiê por área contemplando de preferência uma rotatividade entre as linhas de pesquisa.

4 – Seleção das propostas:
4.1 – Serão selecionadas pela equipe editorial da revista até 3 propostas de dossiê para o ano da chamada.


5 – Da relação entre editores e organizadores dos Dossiês.
5.1 – Os organizadores dos dossiês serão responsáveis por indicar possíveis pareceristas para cada artigo. A submissão dos artigos e o processo de pareceres será todo feito via o
sistema da revista tendo em conta a necessidade de pareceres cegos e do controle de fluxo. Os organizadores serão requisitados a ajudar no acompanhamento do processo de avaliação dos artigos. A decisão final sobre os resultados dos pareceres será da editoria da revista. 

6 – Ordem de publicação e desistência.

6.1 – A ordem de publicação dos dossiês aprovados na chamada será definida pelos editores
da revista.
6.2 Caso haja qualquer desistência por parte dos roponentes aprovados, os editores resguardam para si a decisão de publicar apenas artigos de fluxo contínuo.

Luís Felipe Guedes da Graça
Marcia da Silva Mazon
Editores-Chefes
Revista Política & Sociedade