São as indicações geográficas um instrumento para o desenvolvimento dos territórios? Estudo de caso sobre duas experiências no estado do Rio Grande do Sul.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2014v13n26p163Abstract
Neste artigo, analisa-se a questão relativa as indicações geográficas enquanto instrumento para o desenvolvimento dos territórios. Depois de realizar um resgate sobre o tema, oferece-se ao leitor a oportunidade de conhecer dois casos existentes no estado do Rio Grande do Sul (vinhos do Vale dos Vinhedos e carne do pampa gaúcho da campanha meridional). As duas experiências guardam enormes diferenças. A conclusão a que chegam os autores é a de que o êxito dessas experiencias e governado pela existencia de capital social nos territórios e pela capacidade de organizaçãao dos atores sociais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The articles and other work published in Política & Sociedade, a journal associated to the Graduate Program in Sociology at UFSC, are the property of the journal. A new publication of the same text, whether by the initiative of the author or third parties, must indicate that it was previously published in this journal, citing the edition and date of publication.
This work is licensed under the Creative Common License