São as indicações geográficas um instrumento para o desenvolvimento dos territórios? Estudo de caso sobre duas experiências no estado do Rio Grande do Sul.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2014v13n26p163Resumen
Neste artigo, analisa-se a questão relativa as indicações geográficas enquanto instrumento para o desenvolvimento dos territórios. Depois de realizar um resgate sobre o tema, oferece-se ao leitor a oportunidade de conhecer dois casos existentes no estado do Rio Grande do Sul (vinhos do Vale dos Vinhedos e carne do pampa gaúcho da campanha meridional). As duas experiências guardam enormes diferenças. A conclusão a que chegam os autores é a de que o êxito dessas experiencias e governado pela existencia de capital social nos territórios e pela capacidade de organizaçãao dos atores sociais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los artículos y otros trabajos publicados en Política & Sociedade, periódico ligado al Programa de Posgrado en Sociología de la UFSC, pasan a ser propiedad de la Revista. Una nueva publicación del mismo texto, por la iniciativa del autor o de terceros, estará sujeta a expresa mención de su publicación en esta revista, citando la edición y la fecha de publicación.
Esta obra está bajo una Licencia de Creative Commons.