Educação a distância: configurações, políticas e contradições engendradas no trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n29p67Abstract
O trabalho objetiva desvelar as contradições que se apresentam na organização do trabalho
docente na modalidade a distância. A construção do campo de análise incluiu a sistematização
dos dados educacionais fornecidos pelo “Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep)”, os documentos que norteiam a política educacional e a investigação
empírica de Instituições de Ensino Superior. Constatamos que as Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs) constituem a base objetiva dos discursos e das práticas sobre a democratização do acesso ao ensino superior. De fato, observamos que, na primeira década do século XXI, houve um crescimento vultoso de matrículas no ensino superior brasileiro na modalidade a distância. Tal crescimento, contudo, tem engendrado contradições, como a intensificação, a alienação, a precarização e a divisão do trabalho docente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The articles and other work published in Política & Sociedade, a journal associated to the Graduate Program in Sociology at UFSC, are the property of the journal. A new publication of the same text, whether by the initiative of the author or third parties, must indicate that it was previously published in this journal, citing the edition and date of publication.
This work is licensed under the Creative Common License