O ensino da teoria sociológica em alguns cursos de Ciências Sociais de universidades públicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p87Abstract
Este artigo tem por objeto analisar o lugar que o ensino da teoria sociológica ocupa nos
cursos superiores de Ciências Sociais, a partir do estudo de caso em algumas universidades
públicas brasileiras (Ceará, Pernambuco, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa
Catarina e Rio Grande do Sul). Para isso, inicialmente, analisamos a história dos estudos
teóricos, mapeamos os grupos de pesquisa e mostramos que a pesquisa ocupa um espaço
secundário na Sociologia brasileira. Analisando as grades curriculares dos cursos e as
ementas das disciplinas teóricas, mostramos que há muito espaço e tempo dedicado à teoria sociológica, em especial à teoria clássica, nos quatro primeiros semestres. Mostramos que esse espaço, para os autores clássicos, apresenta formato e conteúdo semelhantes (em geral, Marx, Weber e Durkheim), mas que são bem diversos em relação aos autores contemporâneos. Apesar da grande importância e do tempo dedicado ao ensino da teoria, não há discussões formais sobre como ensinar em termos metodológicos e epistemológicos.
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