O confinamento do outro lado do oceano: a experiência de crianças e adolescentes durante a epidemia da Covid-19 na França

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2020.e75264

Resumo

O presente artigo apresenta dados que retratam como foi o confinamento na França durante a epidemia da Covid-19, precisamente, para o público infanto-juvenil. O objetivo deste estudo foi aportar alguns elementos que possibilitem avançar na compreensão de como as crianças e os adolescentes vivenciaram a experiência do confinamento, na França. A metodologia elegida para o desenvolvimento da pesquisa foi a etnografia virtual. Por meio dos materiais publicados nos jornais franceses e no site da radio France Culture foi possível ter contato com as experiências vivenciadas pelas famílias no confinamento. Estas publicações forneceram subsídios para compreender que manter as crianças e os adolescentes confinados somente no espaço familiar, ou seja, privados do lugar não-familiar (escolas, parques, ruas), implica no processo subjetivo enquanto constituição de sujeito, cujo progresso torna-se inviável de ocorrer sem transitar entre esses dois lugares.

Biografia do Autor

Fernanda Martinhago, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista CAPES (MEC, Brasil) de pós-doutorado junto à Université Paris 8 Vincennes Saint Denis, Saint Denis, França, no quadro do projeto de pesquisa internacional CAPES-COFECUB. 

 

 

Referências

ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BADIOU. A. Sobre a situação epidêmica. In: DAVIS, Mike, et al. (Org) Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020. pg. 35-42

BERNARD S. S. et al. First cases of coronavirus disease 2019 (COVID-19) in France: surveillance, investigations and control measures, January 2020. Euro Surveill. 2020; 25(6).

CAMPBEL, A. M. An increasing risk of family violence during the Covid-19 pandemic: Strengthening community collaborations to save lives. Forensic Science International: Reports. Volume 2, December, 2020.

COHEN, D. Apprehender le COVID-19 au fil de l’eau en tant que psychiatre d’enfant et d’adolescent. L’Encephale, 2020.

CONFINEMENT : « Les enfants ressentent intuitivement les angoisses des adultes, ils sont de vraies éponges émotionnelles ». Le Monde. 24 de abril de 2020. Disponível em:

<https://www.lemonde.fr/m-perso/live/2020/04/28/confinement-quel-impact-sur-votre-porte-monnaie-racontez-nous-en-direct_6037979_4497916.html>. Acesso em: 24 de abril de 2020.

EMMANUEL Macron annonce un aménagement du confínement pour les autistes. Le Monde. Paris, 2 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.lemonde.fr/societe/article/2020/04/02/emmanuel-macron-annonce-un-amenagement-du-confinement-pour-les-autistes_6035293_3224.html>. Acesso em: 2 de abril de 2020.

GABRIEL, O. Coronavirus : Les parents d’enfants handicapés inquiets et épuisés. 20 Minutes. 23 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.20minutes.fr/sante/2764087-20200423-coronavirus-parents-enfants-handicapes-inquiets-epuises?fbclid=IwAR17CQSBJmbzZHAfaSM7SOW3EjjS1m8LkoV0pOWs30zn2ocmJaNKS96H18E>. Acesso em: 23 de abril de 2020.

HINE C. Etnografía virtual. Barcelona: Editorial UOC, 2004.

LAJONQUIÈRE, L. (de). Figures de l’infantile : la psychanalyse dans la vie quotidienne auprès des enfants. Paris : L’Harmattan, 2013.

LAJONQUIÈRE, L. (de). As crianças, a educação e os sonhos adultos em tempos de autismo. Estilos da Clínica, 24(1), 41-52, 2019.

MANN, C.; STEWARD, F. Internet Communication and Qualitative Research: A Handbook for Researching Online, London: Sage Publications, 2000.

MINISTÈRE DE L'INTERIEUR. France. Attestation de Déplacement Dérogatoire 2020a. Disponível em: < https://mobile.interieur.gouv.fr/Actualites/L-actu-du-Ministere/Attestation-de-deplacement-et-de-voyage>. Acesso em 28 maio 2020.

MINISTÈRE DE L'INTERIEUR. France. Communique de Presse - Enfance en danger: le gouvernement mobilisé. 2020b. Paris, 22 de abril de 2020. Acesso em 22 maio 2020. Disponível em: <https://www.interieur.gouv.fr/Actualites/Communiques/Enfance-en-danger-le-Gouvernement-mobilise>

MOGHADDAM F. Confinement chez les enfants : Transposer autant qu'on le peut la vie d’avant à l’intérieur. Radio France Culture. Paris, 06 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.franceculture.fr/societe/confinement-chez-les-enfants-transposer-autant-quon-le-peut-la-vie-davant-a-linterieur> Acesso em : 06 de abril de 2020.

MORANDA A. et al. COVID-19 virus and children: What do we know? Archives de Pédiatrie 27, p. 117–118, 2020.

NOAL, D.; DAMÁSIO, F.; (coord), Crianças na Pandemia Covid-19. Ministério da Saúde. Brasil. 2020.

PAYET, M. Coronavirus : l’inquiétude des parents d’enfants handicapés. Le Parisien. Paris, 28 de março de 2020. Disponível em: <https://www.leparisien.fr/societe/coronavirus-l-inquietude-des-parents-d-enfants-handicapes-28-03-2020-8289675.php>. Acesso em: 28 de março de 2020.

PUEYO, S. Confinement : un jeune autiste de l’Isère découvre le plaisir de la course à pied. Le Parisien. Paris, 24 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.leparisien.fr/societe/sante/confinement-un-jeune-autiste-de-l-isere-decouvre-le-plaisir-de-la-course-a-pied-24-04-2020-8305113.php?fbclid=IwAR13_Mhp086AjC62AdWOx03tEh7qhnxvK7Si6MkaeoDCuHX0ui15pJP2v-U>. Acesso em: 24 de abril de 2020.

RASTREADOR DA COVID-19. Disponível em: <https://www.bing.com/covid/local/france?timeline=1>. Acesso em: 06 de junho de 2020.

REALE, C. L. Enfants confinés : « On n’a plus trop de moments de liberté ». Radio France Culture. Paris, 10 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.franceculture.fr/societe/enfants-confines-na-plus-trop-de-moments-de-liberte> Acesso em : 10 de abril de 2020.

RODRIGUES, R.; REIS, M. A ilusão (psico)pedagógica e o empobrecimento das experiências educativas (entrevista a Leandro de Lajonquière). Estilos da Clínica, 23(2), p. 430-450, 2018.

TAVEIRA, C. Hélène Romano, psychologue « le confinement va entraîner une hausse des comportements agressifs et des suicides» . CNews. 18 de março de 2020. Disponível em: <https://www.cnews.fr/france/2020-03-18/helene-romano-psychologue-le-confinement-va-entrainer-une-hausse-des-comportements> Acesso em: 18 de março de 2020.

TOURRET, L. Faire face aux tensions du confinement avec les adolescents. Radio France Culture. Paris, 09 de março de 2020. Disponível em: <https://www.franceculture.fr/emissions/radiographies-du-coronavirus/comment-faire-face-aux-tensions-avec-son-adolescent-confine> Acesso em : 09 de março de 2020.

VECRIN, A. « Le risque psychique du confinement risque de dépasser le risque sanitaire» . Libération. 15 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.liberation.fr/debats/2020/04/15/le-risque-humain-et-psychique-du-confinement-risque-de-depasser-le-risque-sanitaire_1785280> Acesso em: 15 de abril de 2020.

VINER, R. M. et al. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child Adolesc Health.; 4(5), p. 39-404, 2020

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Novel coronavirus China. Disease outbreak news. Geneva: WHO; 12 January 2020. 2020a. Acesso em: 22 de Maio de 2020. Disponível: < https://www.who.int/csr/don/12-january-2020-novel-coronavirus-china/en/ >.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. Geneva: WHO; 11 March 2020. 2020b. Acesso em: 22 de Maio de 2020. Disponível em: < https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020 >.

Downloads

Publicado

2021-01-29

Edição

Seção

Dossiê Temático