Da inteligência parcial ao pensamento completo: desafios da ciência e da sociedade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n19p41Resumen
Este artigo apresenta uma discussão sobre várias noções teóricas e metodológicas que hoje fazem parte do vocabulário do mundo das ciências e das práticas profissionais como: multidisciplinaridade, multiprofissionalidade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e pensamento complexo. Embora todos esses termos sejam tratados no texto, mesmo que brevemente, o artigo aprofunda a contribuição das teorias da complexidade, a partir de seus pensadores mais renomados: Ludwig von Bertalanffy, Henri Atlan, Ilya Prigogine e Edgard Morin. Entende-se que qualquer esforço de interação entre ciências e práticas é bem vindo para ampliar e aprofundar o conhecimento dos objetos. No entanto, essa interação precisa ser cada vez mais iluminada por conceitos das teorias complexas que apontam um futuro diferente para todas as áreas das ciências, frente a questões como incerteza, ruídos e crises que abrem possibilidades de escolhas e questionam as características principais das ciências tradicionais como regularidades, previsibilidade e verdades estabelecidas.Descargas
Publicado
2011-10-29
Número
Sección
Dossiê Temático
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