Democracia deliberativa, pobreza e participação política
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Tendo como referência empírica experiências de orçamento participativo, o artigo analisa a capacidade de inclusão política de setores mais pobres da população nestas experiências. Nesse sentido, a partir de uma breve análise acerca das razões acerca da incorporação e do crescimento da literatura sobre democracia deliberativa no Brasil, ele questiona as análises que apontam, ancoradas na constatação de nossas profundas desigualdades sociais, para a impossibilidade da democracia deliberativa no país. Conclui-se que a inclusão da população mais pobre no interior dos espaços participativos, afora todas as dificuldades e riscos, ao contrário de significar uma ameaça à democracia deliberativa, é condição sine qua non para a mesma.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Política & Sociedade o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Política & Sociedade.
