Aglomeração industrial e meio ambiente em debate: o caso do segmento têxtil-vestuarista da microrregião do Alto Vale do Itajaí – Santa Catarina

Autores

  • Elaine Cristina de Oliveira Menezes Universidade do Vale do Itajaí
  • Paulo Henrique Freire Vieira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2010v9n16p225

Resumo

Este artigo focaliza a gênese e as transformações operadas no segmento industrial têxtil-vestuarista na microrregião do Alto Vale do Itajaí, a partir do início dos anos 1990. Busca-se caracterizar e avaliar os principais impactos socioambientais desse segmento. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e quantitativa, aliando as técnicas de entrevistas semiestruturadas à aplicação de questionários. Os resultados do estudo demonstraram que a aglomeração industrial em questão é caracterizada como informal, verificando-se a ausência de uma governança em parceria, fruto do baixo grau de cooperação existente entre e intrafirmas. Além disso, a pesquisa demonstrou limitações relacionadas à articulação da atividade industrial têxtil-vestuarista com a questão socioambiental e o longo prazo. Do ponto de vista socioambiental, a ação dessa atividade, no território, reflete-se não só a partir de inúmeros impactos biofísicos, mas também sociais. Foram apontadas, todavia, margens de manobra que sinalizam para a internalização gradativa da dimensão socioambiental entre os atores locais.

 

Biografia do Autor

Elaine Cristina de Oliveira Menezes, Universidade do Vale do Itajaí

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina

(1998), mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina

(2002) e doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa

Catarina. Professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade

do Vale do Itajaí (Itajaí).

Paulo Henrique Freire Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor emCiência Política pela Ludwig-Maximilians Universität München, Alemanha. Professortitular do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal deSanta Catarina e pesquisador do CNPq. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de MeioAmbiente e Desenvolvimento (NMD), vinculado ao Programa de Pós-Graduaçãoem Sociologia Política da UFSC.

Downloads

Publicado

2010-05-05

Edição

Seção

Artigos