Os conselhos municipais de saúde: uma revisão da literatura sobre seus limites e potencialidades

Autores

  • Kênia Mara Gaedtke UFSC
  • Marcia Grisotti PPGSP/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n19p115

Resumo

O ineditismo e as proporções dos conselhos de saúde como ação de publicização do Estado fomentaram uma produção acadêmica bastante considerável sobre o tema. Grande parte destas produções apresenta o fato de que a institucionalização dos conselhos de saúde não garante necessariamente o efetivo controle social, participação e democratização nas/das políticas de saúde. Este trabalho procura rever parte desta literatura, mapeando os limites apontados e apresentando-os através das relações estabelecidas no e a partir do conselho municipal de saúde. Espera-se demonstrar que as dificuldades encontradas pelos conselhos para sua efetividade e legitimidade resultam de diversos fatores interdependentes, que, se analisados isoladamente, podem levar a conclusões simplistas.

Biografia do Autor

Kênia Mara Gaedtke, UFSC

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC. Professora colaboradora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis. Núcleo de Ecologia Humana e Saúde - Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Endereço eletrônico: anasaccol@ccs.ufsc.br.

Marcia Grisotti, PPGSP/UFSC

Professora do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Núcleo de Ecologia Humana e Saúde - Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política UFSC. Endereço eletrônico: grisotti@fastlane.com.br.

Downloads

Publicado

2011-10-29

Edição

Seção

Dossiê Temático