Newton da Costa e a Filosofia de Quase-verdade

Authors

  • Décio Krause Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1808-1711.2009v13n2p105

Abstract

Este artigo pretende introduzir os três volumes de Principia que aparecerão em sequência homenageando os 80 anos do professor Newton da Costa. Ao invés de apresentar os artigos um a um, como se faz usualmente em uma introdução como esta, preferimos deixar os artigos falarem por si, e oforoecer aos leitores brasileiros, especialmente nossos estudantes,
alguns aspectos da concepção de ciência e da atividade científica de Newton da Costa, fundamentadas no conceito de quase-verdade, que ele contribuiu para desenvolver de modo rigoroso. Da Costa e conhecido como urn dos fundadores da lógica paraconsistente, mas suas contribuições alcançam também os fundamentos da física, da ciência da computação,a teoria dos modelos, a lógica algébrica, a teoria dos reticulados, as aplicações de lógicas não-clássicas à ciência do direito e à tecnologia, etc. No entanto, talvez sua maior contruição tenha sido proporcionar a base para a criação de uma escola de lógica em nosso país (Brasil), à qual serviu como professor e inspirador par gerações. É com satisfação que vimos uma imediata aceitaçãoo pelos editors de Principia para a organização desses volumes. Gostaria de agradecer a todos os que contribuiram com artigos e aos editors da revista, em especial ao professor Cezar Mortari pela ajuda na organização desta homenagem.

Author Biography

Décio Krause, Universidade Federal de Santa Catarina

Décio Krause é graduado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e obteve o doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com uma tese em lógica. Foi Visiting Scholar nas universidades de Florença (Itália), Leeds e Oxford (Inglaterra). Ex Professor Titular de Fundamentos da Matemática do Departamento de Matemática da UFPR, atualmente é Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. Seus interesses acadêmicos são a filosofia e a ontologia da mecânica quântica, a lógica indutiva, as lógicas paraconsistentes, e temas como verdade em física, a objetividade das teorias físicas, a análise lógica das teorias fisicas, etc. É autor ou co-autor de artigos de pesquisa e publicou três livros, dois no Brasil (EPU, 2002 e outro em co-autoria pela UFSC, 2008) e um em co-autoria pela Oxford University Press (2006, indicado para concorrer ao prêmio Imre Lakatos 2008 de filosofia da ciência). Presentemente, está trabalhando em dois outros. Orientou 8 dissertações de mestrado, uma tese de doutorado e várias Iniciações Científicas. Presentemente, orienta dois doutorados, 3 mestrados e duas Iniciações Científicas. Participou de vários congressos internacionais e nacionais, alguns como conferencista convidado.

Published

2009-01-01

Issue

Section

Articles