Uma teoria naturalista da justificação das crenças na epistemologia de David Hume

Autores/as

  • Claudiney José de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1808-1711.2014v18n2p227

Resumen

Uma das primeiras dificuldades na interpretação dos escritos epistemológicos de David Hume diz respeito precisamente ao significado dos termos ‘conhecimento’ e ‘crença’. Neste artigo mostra-se, inicialmente, como, de um ponto de vista humeano, o critério epistêmico tradicional para definir ‘conhecimento’ e ‘crença’ parece muito restritivo. A teoria humeana da crença causal é, então, brevemente exposta e comentada à luz do naturalismo epistemológico de Michael J. Costa e Louis E. Loeb. Por fim, defende-se que o exame desses tópicos dá sustentação à interpretação de uma teoria naturalista da justificação das crenças em Hume.

Biografía del autor/a

Claudiney José de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL

Publicado

2014-08-31

Número

Sección

Articles