Características antropométricas e de aptidão física de meninos atletas de futebol

Autores

  • Ive da Luz Canhadas Hospital e Maternidade Alvorada
  • Rodrigo Pignataro Silva UNASP
  • Celso Rodrigues Chaves São Paulo Futebol Clube
  • Leslie Andrews Portes UNASP e UNIFESP-EPM

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n4p239

Resumo

O presente estudo teve por objetivo determinar as características antropométricas e de aptidão física de meninos no início da fase de treinamento especializado em futebol. Foram avaliados 282 meninos atletas de 10 a 13 anos de idade. Os meninos atletas estavam na fase inicial do treinamento especializado, 3 vezes/semana, 3 horas/dia. Todos foram submetidos a testes e medidas antropométricas e de aptidão física. Os meninos atletas foram agrupados em faixas etárias e os dados relativos às prevalências nas diferentes categorias antropométricas e de composição corporal foram analisados por meio do teste do qui-quadrado de Pearson. Os dados paramétricos foram comparados por meio da ANOVA one-way e, quando necessário, por meio do método de Kruskal-Wallis. Todos os resultados foram expressos como média, desvios padrão e os resultados foram considerados estatisticamente diferentes quando p<0,05. O crescimento, o desenvolvimento, a adiposidade corporal e a aptidão física foram adequadas e proporcionais à idade dos meninos atletas de futebol (p<0,05). Concluiu-se que as características antropométricas e de aptidão física de meninos das categorias de base da elite do futebol melhoram e são proporcionais à idade. Crianças e adolescentes atletas de futebol exibem favoráveis características antropométricas e de aptidão física.

Biografia do Autor

Ive da Luz Canhadas, Hospital e Maternidade Alvorada

Graduada em Enfermagem pelo Centro Univesitário Adventista de São Paulo, Enfermeira no Hospital e Maternidade Alvorada, São Paulo, SP, Brasil.

Rodrigo Pignataro Silva, UNASP

Mestrando em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, Professor do Curso de Educação Física no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus São Paulo e Professor nas Categorias de Base do São Paulo Futebol Clube, Brasil.

Celso Rodrigues Chaves, São Paulo Futebol Clube

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Professor nas Categorias de Base do São Paulo Futebol Clube, Brasil.

Leslie Andrews Portes, UNASP e UNIFESP-EPM

Doutorando em Ciências da Saúde (UNIFESP-EPM). Mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP-EPM). Professor do Curso de Educação Física do UNASP – Centro Universitário Adventista de São Paulo. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6766571145770109.

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais