A Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da escala de desenvolvimento

Autores

  • Francisco Rosa Neto Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil
  • Ana Paula Maurilia dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil
  • Regina Ferrazoli Camargo Xavier Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil
  • Kassandra Nunes Amaro Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n6p422

Resumo

O objetivo deste estudo foi: (1) investigar o perfil motor de escolares de 6 a 10 anos (n=101), sem queixas de dificuldades na aprendizagem; (2) analisar a confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (Rosa Neto, 2002). A análise descritiva dos dados foi feita através da média, desvio padrão, valor mínimo e valor máximo. A Consistência Interna da EDM foi analisada através do teste estatístico Alpha de Cronbach, e a correla-ção das variáveis pela Correlação Linear de Pearson, com valor de p < 0,05.  Os resultados sugerem: (1) desenvolvimento motor dentro dos parâmetros de normalidade em 96% dos escolares; (2) alta correlação entre a Idade Cronológica e Idade Motora Geral indicando boa consistência interna. Estes dados evidenciaram a concepção lógica e estruturada que a EDM apresenta, legitimando sua confiabilidade.

Downloads

Publicado

2010-09-05

Edição

Seção

Artigos Originais