Pico de consumo de oxigênio em nadadores e escolares do sexo masculino
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2008v10n4p354Resumo
Os objetivos do presente estudo foram: a) Analisar o comportamento do VO2pico (absoluto e relativo), entre grupos etários diferentes, do sexo masculino; b) Comparar os valores do VO2pico (absoluto e relativo), entre nadadores (Nad) e escolares (Esc) para o mesmo grupo etário. Foram avaliados 71 sujeitos entre 7-17 anos de idade (35Nad e 36Esc), distribuídos em grupos etários de 7-10, 11-14 e 15-17 anos. Foram realizadas medidas antropométricas (Estatura, Massa Corporal e Somatória de Dobras Cutâneas) e metabólicas (VO2pico), utilizando o sistema de análise de gases VO2000® e uma esteira rolante Inbrasport ATL®, adotando o protocolo de Bruce adaptado. Análise estatística: ANOVA para medidas repetidas, seguidas pelo teste post hoc de Tukey (p<0,05). VO2pico absoluto: diferenças estatísticas significantes entre todos os grupos etários e entre Nad (0,99 + 0,20 e 1,27 + 0,21 L.min-1) e Esc (0,98 + 0,36 e 0,80 + 0,12 L.min-1). VO2pico relativo: diferenças estatísticas significantes entre Nad1 e Nad2 (10,88 + 0,09 e 0,75 + 0,47 ml.kg-1.min-1) e entre Esc1 e Esc3 (6,96 + 1,23 e 0,98 + 2,29 ml.kg-1.min-1), apesar de serem diferentes entre Nad e Esc. Os resultados indicaram aumento do VO2pico entre os grupos etários, fruto do desenvolvimento natural dos sujeitos, mas, sobretudo, do efeito do treinamento de natação. Apesar do comportamento dessa variável ser similar entre 11-14 e 15-17 anos para ambos os grupos, os valores entre Nad e Esc nesses períodos etários são diferentes, apresentando os maiores valores para os Nad.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY