Avaliação do desenvolvimento das habilidades técnico-táticas em equipes de voleibol infantil masculino

Autores

  • Marcel Henrique Kodama Pertille Ramos Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC. Brasil.
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC. Brasil.
  • Carine Collet Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2009v11n2p181

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desenvolvimento das habilidades técnico-táticas em decorrência de abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol infantil masculino. Participaram desta investigação 30 atletas e os treinadores responsáveis de duas equipes de clubes catarinenses com tradição na formação de atletas. Os grupos investigados foram submetidos a testagens de pré e pós-teste na avaliação das habilidades técnico-táticas. Os procedimentos utilizados foram a avaliação das ações técnico-táticas dos jogadores nos jogos e a observação sistemática de semanas típicas de treinamento técnico-tático. Foram empregados os recursos da estatística descritiva (média, freqüência percentual e desvio padrão), bem como aplicados o teste U de Mann-Whitney e Prova de Wilcoxon, cujo nível de significância foi de p<0,05. As abordagens metodológicas utilizadas pelos treinadores investigados são similares quanto às noções de refinamento e aplicação, diferenciando-se apenas em relação à noção de progressões. Os resultados indicam que o desenvolvimento das habilidades técnico-táticas dos atletas parece depender mais do tempo empregado no treinamento das ações, do que propriamente das concepções e metodologias implementadas no treinamento. O processo de ensino-aprendizagem-treinamento empregado pelas equipes foi capaz de melhorar o nível das habilidades técnico-táticas dos atletas. Entretanto, não se pôde confirmar a existência de diferenças significativas no desenvolvimento das habilidades técnico-táticas dos atletas de acordo com as abordagens metodológicas adotadas pelos treinadores neste processo. Sugerem-se estudos futuros com a análise do comportamento verbal e das estratégias específicas adotadas pelos treinadores para o desenvolvimento das habilidades táticas no voleibol.

Biografia do Autor

Marcel Henrique Kodama Pertille Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC. Brasil.

Educação Física - Metodologia do Ensino dos Esportes

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC. Brasil.

Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diretor do Centro de Desportos da UFSC, Representante Adjunto da Área 21 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação inicial, voleibol, desenvolvimento profissional e currículos e programas.

Carine Collet, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC. Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (ingresso em 2008). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Tem experiências na área da Educação Física com ênfase na pedagogia do esporte e na pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: voleibol, treinamento, iniciação, pedagogia do esporte, crianças e jovens.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais