Barreiras para a prática de atividade física em adolescentes. Um estudo por grupos focais

Autores

  • Mariana Silva Santos Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR,
  • Rogério César Fermino Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR,
  • Rodrigo Siqueira Reis Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR,
  • Ana Carina Cassou Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR,
  • Ciro Romélio Rodriguez-Añez Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR,

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n3p137

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as barreiras para a prática de atividade física em adolescentes. Foi utilizada a técnica de grupos focais em indivíduos com idades entre 15 e 18 anos (n=59; 50,8% meninas) e constituídos oito grupos homogêneos de acordo com o gênero. A análise de conteúdo foi empregada para agrupar e classificar os relatos e em seguida, aplicou-se a estatística descritiva, utilizando-se a frequência relativa e absoluta dos relatos semelhantes com auxílio do software SPSS 11.0. As barreiras mais frequentes entre os adolescentes foram as que constituem as dimensões “psicológicas, cognitivas e emocionais” e “culturais e sociais”. Para os meninos, as barreiras mais relatadas foram a preguiça, a falta de companhia e a falta de tempo. Para as meninas, por sua vez, a preguiça, a falta de companhia e a ocupação foram mais frequentes. Pode-se concluir que os adolescentes percebem barreiras de maneira distinta de acordo com o gênero, o que exige ações específicas para promoção da atividade física neste grupo.

Biografia do Autor

Mariana Silva Santos, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR,

Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida – GPAQ / PUCPR, Brasil

Rogério César Fermino, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR,

Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida – GPAQ / PUCPR, Brasil Bolsista CAPES

Rodrigo Siqueira Reis, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR,

Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil Curso de Educação Física, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Brasil Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida – GPAQ / PUCPR, Brasil

Ana Carina Cassou, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR,

Ciro Romélio Rodriguez-Añez, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR,

Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida – GPAQ / PUCPR, Brasil Curso de Educação Física, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Brasil

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais