Alongamento estático versus conceito Mulligan – efeitos crônicos no treino de flexibilidade em ginastas

Autores

  • Manuela Karloh Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Raquel Petry Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Maria Helena Kraeski Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Thiago Sousa Matias Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Anderson Simas Frutuoso Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n3p202

Resumo

A flexibilidade é uma das valências físicas essenciais para a prática da Ginástica Rítmica (GR). Este estudo tem por objetivo comparar as adaptações crônicas do treino de flexibilidade em função de duas técnicas: o alongamento estático e a técnica Mulligan - Long Leg Traction, no movimento de extensão do quadril, em atletas de GR. Participaram do estudo oito atletas do sexo feminino, com média de idade de 13,25±0,89 anos, divididas em dois grupos. O Grupo 1 foi submetido à técnica Mulligan e o Grupo 2 ao alongamento estático. O treinamento de flexibilidade teve duração de seis semanas, foi realizado duas vezes por semana e constitui-se de duas repetições de 30 segundos para cada membro inferior. Utilizou-se a fotogrametria para avaliar a amplitude de movimento (ADM) de extensão do quadril. Realizou-se a avaliação da ADM antes do início e após seis semanas de treinamento. Utilizou-se estatística descritiva e inferencial para o tratamento dos dados. O aumento da ADM foi estatisticamente significativo em ambos os membros inferiores no Grupo 1, e no MID no Grupo 2. Após seis semanas de treinamento, o ganho de ADM do Grupo1 foi de 6,25º± 2,75º no MIE e, 525º ± 2,63º no MID; e do grupo2 foi 6,75º± 4,64º no MIE e 5,5º± 3,41º no MID. Ao comparar as técnicas executadas, em relação ao ganho de ADM, não houve diferença estatisticamente significativa. Conclui-se que, após as seis semanas de treinamento, as duas técnicas propostas promoveram aumento estatisticamente significativo na amplitude de movimento.

Biografia do Autor

Manuela Karloh, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestranda do programa de Pós-graduação (Ciências do Movimento Humano) da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Fisioterapia Cardiopulmonar (UDESC), suas linhas de pesquisa são Atividade física e saúde e Avaliação funcional e intervenção em fisioterapia cardiorrespiratória. Fisioterapeuta graduada pela UDESC

Raquel Petry, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e é Mestre em Ciências do Movimento Humano (Biomecânica) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é Fisioterapeuta da Equipe de Ginástica Rítmica da ADIEE/UDESC e professora substituta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Esportiva e Fisioterapia Em Ortopedia e Traumatologia.

Maria Helena Kraeski, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) , especialização em Ginástica Olímpica pela Universidade Gama Filho (1994) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000) . Atualmente é professor titular do FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Tem experiência na área de Educação Física , com ênfase em Biomecânica. Atuando principalmente nos seguintes temas: BIOMECÂNICA, GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA, Cadeias Cinemáticas, Cinemática.

Thiago Sousa Matias, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Atualmente é Professor Pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE e Mestrando do programa de Pós-graduação (Ciências do Movimento Humano) da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua em linhas de pesquisa como: Atividade Física e Saúde, Aprendizagem Motora e Psicologia do Esporte e do Exercício

Anderson Simas Frutuoso, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui grau de Bacharel em Educação Física e Esportes pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Atualmente é Professor do Instituto Estadual de Educação e Preparador Físico da Equipe de Ginástica Rítmica ADIEE/UDESC. Tem experiência na área de Educação Física.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais