Impacto de fatores sociodemográficos e comportamentais na prevalência de sobrepeso e obesidade de escolares

Autores

  • Dartagnan Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina, Paraná
  • Jaime Tolentino Miranda Neto Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais
  • Maria João Almeida Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
  • António José Rocha Martins Silva Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n4p221

Resumo

O estudo analisou o impacto de fatores sociodemográficos e comportamentais na prevalência de sobrepeso e obesidade em amostra representativa de escolares de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. A amostra foi constituída por 2849 sujeitos (1457 moças e 1392 rapazes), com idades entre 6 e 18 anos. Sobrepeso e obesidade foram definidos mediante o índice de massa corporal, adotando-se pontos-de-corte para gênero e idade sugeridos pela International Obesity Task Force (IOFT). As prevalências nos diferentes estratos associados aos fatores sociodemográficos e comportamentais foram comparadas por intermédio do cálculo de regressão logística, utilizando-se odds ratios ajustadas. Entre as moças, as prevalências de sobrepeso e obesidade encontradas foram de 19,7% e 4,8%, respectivamente, enquanto entre os rapazes, 14,7% e 2,8%. Os resultados encontrados mostram que, embora as prevalências do sobrepeso e da obesidade sejam comparáveis com estimativas observadas em outras regiões brasileiras e menores que as encontradas em regiões mais industrializadas, a proporção de escolares que apresentaram sobrepeso e são obesos é particularmente preocupante. Os principais fatores sociodemográficos e comportamentais identificados na ocorrência do sobrepeso e da obesidade foram classe econômica, escolaridade dos pais, número de irmãos, tipo de alimentação na escola, distância e meio de transporte entre a casa e a escola, realização de trabalho remunerado e tipo de atividade no lazer e no tempo livre. Os dados mostram que existe urgente necessidade de implementar programas de intervenção educacional direcionados à promoção da prática de atividade física e de hábitos dietéticos adequados.

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais