Perímetro do abdômen é o melhor indicador antropométrico de riscos para doenças cardiovasculares

Autores

  • Maria Fátima Glaner Universidade Estadual do Londrina. Londrina, PR - Brasil
  • Andreia Pelegrini Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cândido Rondom. PR- Brasil
  • Thales Boaventura Rachid Nascimento Universidade Católica de Brasília. Brasília. DF - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2011v13n1p1

Palavras-chave:

Cardiopatias, Obesidade, Dislipidemias, Antropometria, Topografia da Gordura, Heart Diseases, Obesity, Dyslipidemias, Anthropometry, Fat Topography.

Resumo

Os objetivos deste estudo foram: a) verificar a prevalência de gordura corporal inadequada por meio do índice de massa corpórea (IMC), perímetro do abdômen (PAB) e gordura corporal relativa (G%), e indicadores bioquímicos de risco para doenças cardiovasculares; b) analisar quais indicadores de gordura corporal refletem melhor os fatores bioquímicos. Em 125 homens foram mensurados: IMC, G%, PAB, glicemia, triglicerídeos, colesterol total, lipoproteínas de alta densidade (HDL) e lipoproteínas de baixa densidade (LDL). Mais da metade da amostra (56,8%) apresentou baixos valores de HDL e elevados valores de IMC (58,4%) e G% (53,6%). Menor prevalência de sujeitos foi observada com elevados valores de LDL (40,8%), PAB (38,4%), triglicerídeos (34,8%), glicemia (27,2%) e colesterol total (15,2%). O PAB associou-se com quatro indicadores bioquímicos, enquanto que a G% com três e o IMC somente com dois. A prevalência dos fatores de risco foi elevada. O PAB >92 cm mostrou-se o melhor indicador de gordura, apontando que os homens estão expostos a elevados valores de LDL, colesterol total, triglicerídeos e glicemia.

Biografia do Autor

Maria Fátima Glaner, Universidade Estadual do Londrina. Londrina, PR - Brasil

Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Brasília, Distrito Federal, Brasil. Grupo de Estudos em Medida e Avaliação, Cineantropometria e Desempenho Humano.

Andreia Pelegrini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cândido Rondom. PR- Brasil

Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Thales Boaventura Rachid Nascimento, Universidade Católica de Brasília. Brasília. DF - Brasil

Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Brasília, Distrito Federal, Brasil. Grupo de Estudos em Medida e Avaliação, Cineantropometria e Desempenho Humano.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Artigos Originais