Contribuições da cineantropometria no Brasil: grupos de pesquisa e produção científica

Autores

  • Sueyla Ferreira da Silva dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-graduação em Educação Física. Núcleo de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis, SC. Brasil.
  • Elisa Pinheiro Ferrari Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-graduação em Educação Física. Núcleo de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis, SC. Brasil.
  • Ricardo Lucas Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-graduação em Educação Física. Núcleo de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis, SC. Brasil.
  • Saray Giovana dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-graduação em Educação Física. Núcleo de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis, SC. Brasil.
  • Tânia Rosane Bertoldo Benedetti Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-graduação em Educação Física. Núcleo de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis, SC. Brasil.
  • Candido Simões Pires-Neto Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu. Curso de Educação Física. União da Vitória, PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2011v13n4p306

Resumo

A Cineantropometria é uma área de estudo com rica fonte de informações a respeito do ser humano, sua composição, proporcionalidade e somatotipo. Este estudo teve por objetivo apresentar o panorama das contribuições científicas da área de Cineantropometria no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo documental, utilizando a base de dados do Censo de 2008, disponível no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram analisados os grupos de pesquisa, quanto à composição, localização geográfica e tipo de vinculação à instituição de ensino superior. As publicações no período de 2007 a junho de 2010 também foram analisadas, sendo verificada a correlação entre o número de doutores e a produção científica dos grupos de pesquisa. Os resultados indicam que o número de grupos de pesquisa relacionados a esta área aumentaram entre 1996 e 2008, principalmente, a partir de 2001 e também como estes grupos se concentram, principalmente, nas regiões Nordeste e Sul. Observou-se uma relação entre o crescimento da produção cientifica dos grupos de pesquisa e o número de pesquisadores com Doutorado e Pós-Doutorado. Diante de tais informações, torna-se clara a contribuição deste campo de conhecimento, assim como sua ascensão no âmbito da pesquisa nacional.

Biografia do Autor

Sueyla Ferreira da Silva dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-graduação em Educação Física. Núcleo de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis, SC. Brasil.

<!--[endif]-->

Elisa Pinheiro Ferrari, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-graduação em Educação Física. Núcleo de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis, SC. Brasil.

<!--[endif]-->

Ricardo Lucas Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-graduação em Educação Física. Núcleo de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis, SC. Brasil.

<!--[endif]--><!--[endif]-->

Saray Giovana dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-graduação em Educação Física. Núcleo de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis, SC. Brasil.

<!--[endif]-->

Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-graduação em Educação Física. Núcleo de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis, SC. Brasil.

<!--[endif]-->

Candido Simões Pires-Neto, Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu. Curso de Educação Física. União da Vitória, PR. Brasil.

Downloads

Publicado

2011-06-14

Edição

Seção

Artigos Originais