Estilo de liderança no contexto de treinadores de natação do Paraná

Autores

  • Regina Alves Thon Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Maringá, PR. Brasil
  • Patrícia Carolina Borsato Passos Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Maringá, PR. Brasil
  • Luciane Cristina Arantes da Costa Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Educação Física. Maringá, PR. Brasil
  • Maria Eloiza Fiorese Prates Universidade Tecnológica do Paraná. Campus Campo Mourão, PR. Brasil
  • José Roberto Andrade do Nascimento Junior Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Maringá, PR. Brasil
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Maringá, PR. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2012v14n5p527

Resumo

Este estudo de cunho descritivo com caráter transversal teve como objetivo in­vestigar o estilo de liderança dos treinadores de natação do Paraná. Os sujeitos da pesquisa foram 33 atletas (67,3%) do gênero masculino, 16 atletas (32,7%) do gênero feminino e 6 técnicos. A coleta de dados ocorreu durante a realização da fase final dos Jogos Abertos do Paraná 2010. O instrumento de medida utilizado foi a Escala de Liderança no Desporto (ELD). Para análise dos dados, utilizaram-se o teste de Shapiro Wilk, Mann-Whitney, a Manova e Post Hoc de Scheffe (p<0,05). Os resultados evidenciaram que na comparação entre a percepção e a preferência dos atletas houve diferença significativa nas dimensões treino-instrução (p=0,001), reforço (p=0,008) e estilo democrático (p=0,020); atletas do gênero masculino têm maior preferência pelo estilo autocrático do que atletas do gênero feminino (p=0,031); não houve diferença significativa entre as dimensões: percepção dos atletas e a autopercepção dos treinadores. Conclui-se: os treinadores paranaenses da modalidade de natação apresentam o estilo democrático, utilizando-se do reforço e do treino instrução como recursos técnico-táticos para os seus treinamentos; na equipe campeã, o treinador apresentou perfil semelhante entre o atual e o preferido dos atletas que, segundo a literatura, seria o ideal para alcançar o sucesso esportivo.

 

Biografia do Autor

Regina Alves Thon, Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Maringá, PR. Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, Maringá – Paraná - Brasil

Patrícia Carolina Borsato Passos, Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Maringá, PR. Brasil

Professora de Educação Física do Município de Maringá – Paraná – Brasil

Luciane Cristina Arantes da Costa, Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Educação Física. Maringá, PR. Brasil

Luciane Cristina Arantes da Costa

Professora Mestre do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá – Paraná – Brasil

Maria Eloiza Fiorese Prates, Universidade Tecnológica do Paraná. Campus Campo Mourão, PR. Brasil

Maria Eloiza  Prates

Professora Mestre do Departamento de Educação Física da Universidade Técnica Federal – UTF-PR, Campo Mourão – Paraná – Brasil

José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Maringá, PR. Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, Maringá – Paraná - Brasil

Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Maringá, PR. Brasil

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, Maringá – Paraná - Brasil

Publicado

2012-08-17

Edição

Seção

Artigos Originais