Concordância e fidedignidade de um questionário eletrônico para crianças (WEBDAFA)

Autores

  • Elto Legnani Universidade Federal do Paraná. Pós-graduação em Educação Física, Curitiba, PR, Brasil.
  • Rosimeide Francisco Santos Legnani Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR. Brasil.
  • Cassiano Ricardo Rech Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR. Brasil.
  • Mauro Virgilio Gomes Barros Universidade de Pernambuco. Escola Superior de Educação Física. Recife. PE. Brasil
  • Wagner De Campos Universidade Federal do Paraná, Pós-graduação em Educação Física. Curitiba, PR, Brasil.
  • Maria Alice Altenburg Assis Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Nutrição. Florianópolis. SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n1p38

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a concordância entre a versão impressa (VI) e a versão eletrônica (VE) de um instrumento para avaliar atividade física (AF) em crianças e verificar a fidedignidade entre o teste-reteste da VE. Participaram do estudo, 230 crianças, de sete a 10 anos, de duas escolas, divididas em dois grupos: a) análise de concordância (n=130), duas aplicações do questionário (VE versus VI); b) análise da fidedignidade (n=127), duas aplicações do questionário eletrônico (teste-reteste). Não houve diferença significativa entre os escores de AF obtida pela VI versus VE (48,6 vs 46,8). O coeficiente de correlação intraclasse (análise de concordância) foi significativo para todos os tipos de AF (p<0,05). Na análise de fidedignidade, a diferença entre os escores de AF do teste-reteste foi de 2,70, a concordância foi superior a 70% e correlação intraclasse foi de 0,84 (IC95%=0,78-0,89). O questionário eletrônico (Webdafa) apresentou índices psicométricos de concordância e fidedignidade adequados quando aplicado em crianças de sete a 10 anos.

Biografia do Autor

Rosimeide Francisco Santos Legnani, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR. Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo/RS (1998) e Faculdades Reunidas de Admin. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas/PR (2000). Especialista em Fisiologia do Exercício - Universidade Federal do Paraná - UFPR (2004), mestrado em Educação Física (Atividade Física e Saúde) pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Tem experiência no campo da Educação Física: com ênfase em Saúde e Qualidade de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade infantil, estilo de vida e saúde, ginástica de condicionamento físico, ginástica de competição e atividade física geral.

Mauro Virgilio Gomes Barros, Universidade de Pernambuco. Escola Superior de Educação Física. Recife. PE. Brasil

Graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Realizou estágio pós-doutoral em 2011 no PPGEF/UFSC e no período de 2011/2012 na Universidade do Sul da Dinamarca (em andamento). É professor adjunto da Universidade de Pernambuco onde atua no ensino de graduação (Educação Física) e de pós-graduação (Mestrado em Educação Física e Mestrado em Hebiatria), lecionando as seguintes disciplinas: intervenções da Educação Física na saúde, metodologia da pesquisa em Educação Física, métodos quantitativo de pesquisa, epidemiologia geral e da atividade física e bioestatística. Lidera o Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde e é pesquisador externo/colaborador de outros grupos de pesquisa no país. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (2010-2011) e assumiu, em 2012, como um dos editores-chefe da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Atualmente sua principal linha de investigação é a epidemiologia de comportamentos relacionados à saúde. Nos últimos anos participou de diversos projetos de pesquisa na condição de coordenador e investigador principal.

Maria Alice Altenburg Assis, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Nutrição. Florianópolis. SC, Brasil.

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1981), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), pós-doutorado no Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale, U557 INSERM, Paris, França (2003-2004) e na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) - Reino Unido (2010). Atualmente é professora associada III da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Nutrição em Saúde Pública, com ênfase em epidemiologia nutricional das doenças crônicas, comportamento alimentar, promoção da alimentação saudável.

Publicado

2013-01-02

Edição

Seção

Artigos Originais