Agreement and reliability of an electronic questionnaire for children (WEBDAFA).

Authors

  • Elto Legnani Universidade Federal do Paraná. Pós-graduação em Educação Física, Curitiba, PR, Brasil.
  • Rosimeide Francisco Santos Legnani Universidade Federal do Paraná. Centro de Pesquisa em Exercício e Esporte. Curitiba, PR, Brasil.
  • Cassiano Ricardo Rech Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR. Brasil.
  • Mauro Virgilio Gomes Barros Universidade de Pernambuco. Escola Superior de Educação Física. Recife. PE. Brasil
  • Wagner De Campos Universidade Federal do Paraná, Pós-graduação em Educação Física, Curitiba, PR, Brasil.
  • Maria Alice Altenburg Assis Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Nutrição. Florianópolis. SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n1p38

Abstract

The objective was to analyze the agreement between the printed version (PV) and electronic version (EV) of a tool to assess physical activity (PA) in children and to check the reliability between two applications of the EV. The sample included 230 seven to ten-year-old children from two schools (public and private). The sample was divided into two groups: a) analysis of agreement (n = 130), two applications of the questionnaire (EV vs. PV); b) reproducibility analysis (n = 127), two applications of the EV (test-retest). There was no significant difference between the PV and PE in the PA domain (48.6 vs. 46.8). The intraclass correlation coefficient (analysis of agreement) was significant for all types of PA (p<0.05). In the reliability analysis, the difference between the scores of PA test-retest was of 2.70. The agreement was over 70% and the intraclass correlation was 0.84 (95% CI = 0.78 to 0.89). The electronic questionnaire (WEBDAFA) presented appropriate psychometric indexes of agreement and reliability when applied to children ages seven to ten years.

Author Biographies

Rosimeide Francisco Santos Legnani, Universidade Federal do Paraná. Centro de Pesquisa em Exercício e Esporte. Curitiba, PR, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo/RS (1998) e Faculdades Reunidas de Admin. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas/PR (2000). Especialista em Fisiologia do Exercício - Universidade Federal do Paraná - UFPR (2004), mestrado em Educação Física (Atividade Física e Saúde) pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Tem experiência no campo da Educação Física: com ênfase em Saúde e Qualidade de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade infantil, estilo de vida e saúde, ginástica de condicionamento físico, ginástica de competição e atividade física geral.

Mauro Virgilio Gomes Barros, Universidade de Pernambuco. Escola Superior de Educação Física. Recife. PE. Brasil

Graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Realizou estágio pós-doutoral em 2011 no PPGEF/UFSC e no período de 2011/2012 na Universidade do Sul da Dinamarca (em andamento). É professor adjunto da Universidade de Pernambuco onde atua no ensino de graduação (Educação Física) e de pós-graduação (Mestrado em Educação Física e Mestrado em Hebiatria), lecionando as seguintes disciplinas: intervenções da Educação Física na saúde, metodologia da pesquisa em Educação Física, métodos quantitativo de pesquisa, epidemiologia geral e da atividade física e bioestatística. Lidera o Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde e é pesquisador externo/colaborador de outros grupos de pesquisa no país. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (2010-2011) e assumiu, em 2012, como um dos editores-chefe da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Atualmente sua principal linha de investigação é a epidemiologia de comportamentos relacionados à saúde. Nos últimos anos participou de diversos projetos de pesquisa na condição de coordenador e investigador principal.

Maria Alice Altenburg Assis, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Nutrição. Florianópolis. SC, Brasil.

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1981), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), pós-doutorado no Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale, U557 INSERM, Paris, França (2003-2004) e na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) - Reino Unido (2010). Atualmente é professora associada III da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Nutrição em Saúde Pública, com ênfase em epidemiologia nutricional das doenças crônicas, comportamento alimentar, promoção da alimentação saudável.

Published

2013-01-02

Issue

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Original Articles