Percepção de competência profissional de treinadores universitários brasileiros

Autores

  • Ema Maria Egerland Universidade Regional de Blumenau. Curso de Educação Física. Blumenau, SC. Brasil.
  • William das Neves Salles Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte. Florianópolis, SC. Brasil.
  • Marcelo Figueiró Baldi Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte. Florianópolis, SC. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16n4p437

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o nível de competência profissional percebida de treinadores universitários brasileiros, considerando o tipo de modalidade desportiva de atuação e os ciclos de desenvolvimento profissional. A população-alvo foi composta por 92 treinadores desportivos, representantes das diversas regiões brasileiras, de ambos os sexos e com atuação em modalidades coletivas ou individuais. Na coleta de dados, foi empregada uma versão adaptada da Escala de Autopercepção de Competência. Para a análise dos dados, foi utilizado o teste exato de Fisher, adotando-se o nível de significância de 5%. Em síntese, as evidências encontradas revelaram que os treinadores afirmam dominar os conhecimentos relacionados à teoria e metodologia do treinamento desportivo e à biodinâmica do desporto, bem como a habilidade de planejamento e gestão desportiva. Por outro lado, constatou-se a fragilidade dos conhecimentos percebidos pelos treinadores relacionados à gestão e legislação do esporte. Quando considerados os ciclos de desenvolvimento profissional, observou-se que os treinadores mais experientes se perceberam mais competentes do que os com menor tempo de atuação. Na comparação entre os treinadores de modalidades individuais e coletivas, observou-se diferença significativa (p=0,04) apenas nos conhecimentos sobre gestão e legislação do desporto, em que os treinadores de modalidades coletivas se perceberam mais competentes. Fica evidente a necessidade de realização de novos estudos, a fim de contribuir para a melhoria do processo de formação inicial e continuada de treinadores desportivos brasileiros, bem como de aprofundar a compreensão sobre a relação entre o desenvolvimento da carreira e a aquisição de competências profissionais.

Biografia do Autor

Ema Maria Egerland, Universidade Regional de Blumenau. Curso de Educação Física. Blumenau, SC. Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1990) e mestrado em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ed.Física, Hidroginástica, Ginástica Geral,Ginástica Ritmica e Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: ginástica Geral, Treinamento em Ginástica Ritmica, Crescimento desenvolvimento e aprendizagem, competências profissionais.

William das Neves Salles, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte. Florianópolis, SC. Brasil.

Possui graduação em bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e atualmente cursa disciplinas do curso de licenciatura em Educação Física nesta mesma instituição. Participa desde 2008 do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE/UFSC), colaborando com determinados projetos de pesquisa desenvolvidos no local. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nas seguintes temáticas de investigação: formação e desenvolvimento profissional, formação esportiva e voleibol.

Marcelo Figueiró Baldi, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte. Florianópolis, SC. Brasil.

Mestrando em Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Laboratório de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (LAPE) da UFSC.Bacharel em Educação Física (UFSC); Principais Interesses: Futebol; Treinamento; Pedagogia do Esporte.

Downloads

Publicado

2014-05-27

Edição

Seção

Artigos Originais