Intervenção para promoção da atividade física em escolares: efetividade sobre o deslocamento ativo, exercícios de força e estágios de mudança de comportamento
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16s1p13Resumo
A escola é um local favorável ao desenvolvimento de intervenções para o aumento da atividade física devido à possibilidade de alcançar simultaneamente grande número de indivíduos. O objetivo do estudo foi verificar a efetividade de uma intervenção para promoção da atividade física (projeto Saúde na Boa) em relação aos estágios de mudança do comportamento, prática de exercícios de força e do deslocamento ativo em estudantes do ensino médio. Trata-se de uma intervenção randomizada e controlada, realizada em Florianópolis e Recife durante o ano letivo de 2006. Foram investigados o deslocamento ativo (pontos de corte: ?1 e ?5 dias/semana), a prática de exercícios de força (pontos de corte: ?1 dia/semana e alcance às recomendações relacionadas à saúde) e a mudança de comportamento para a prática de atividade física. Dos 2.155 participantes da linha de base, 989 foram avaliados no período pós-intervenção (45,9%). Comparado ao grupo controle, o grupo intervenção aumentou significativamente a prática de deslocamento ativo em ?1 dia/semana (80,5% vs. 86,8%; p<0,001) e em ?5 dias/semana (64,3% vs. 71,9%; p<0,001), a prática de exercícios de força em ?1 dia/semana (41,4% vs. 46,0%; p=0,017) e o alcance das recomendações de sua prática relacionada à saúde (28,9% vs. 35,0%; p=0,002). O grupo intervenção alcançou maiores proporções em estágios fisicamente ativos de mudança do comportamento para a atividade física, comparado ao controle (p=0,004). Conclui-se que o projeto Saúde na Boa contribuiu de forma efetiva para o aumento da prática do deslocamento ativo, de exercícios de força e do status de atividade física.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY