O impacto da obesidade na percepção do autoconceito em crianças e adolescentes

Autores

  • Helio Serassuelo Junior Universidade Estadual de Londrina.
  • Timothy Gustavo Cavazzotto Universidade Estadual de Londrina.
  • Ana Carolina Paludo Universidade de São Paulo.
  • Lidyane Ferreira Zambrin Universidade Estadual de Londrina.
  • Antônio Carlos Simões Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2015v17n2p165

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar se crianças e/ou adolescentes com excesso de peso apresentam uma percepção negativa do seu autoconceito. Participaram do estudo 785 escolares, 410 meninas (11,44±1,84 anos). A distribuição da amostra nos grupos peso normal, sobrepeso e obesidade foi realizada pelo critério de IMC proposto por Cole et al. (2000), as características socioeconômicas, ABEP (2010) e o autoconceito inventário Piers-Harris 2. Os resultados demonstram que para variável autoconceito total, ambos os grupos estão dentro da média preconizada pelo inventário, porém os menores valores observados para esta variável estão localizados no grupo obeso em ambos os sexos. A partir de previsores específicos, IMC, idade, os meninos obesos apresentaram um efeito significativo de 2,6 vezes mais chances em apresentar desequilíbrio na variável ajuste de comportamento e 3,1 vezes mais chance para a variável livre de ansiedade, significativamente comparados ao grupo com peso normal, independente da idade, NSE e cor da pele. Para as meninas, o grupo obeso apresentou entre 2,0 e 2,7 vezes mais chance de desequilíbrio para as variáveis TOT, Status Intelectual, Popularidade e Felicidade, comparado ao grupo com peso normal, independente do efeito da idade, NSE e cor da pele. Os resultados encontrados demonstram existir impacto negativo na percepção do autoconceito total e suas dimensões, condicionado pelo sobrepeso e obesidade.

Biografia do Autor

Helio Serassuelo Junior, Universidade Estadual de Londrina.

Programa de Pós-Graduação em Educação Física UEM-UEL. Londrina, PR. Brasil.

Timothy Gustavo Cavazzotto, Universidade Estadual de Londrina.

Departamento de Ciências do Esporte. Londrina, PR. Brasil.

Ana Carolina Paludo, Universidade de São Paulo.

Programa de Pós-Graduação em Educação Física. São Paulo, SP. Brasil.

Lidyane Ferreira Zambrin, Universidade Estadual de Londrina.

Programa de Pós-Graduação em Educação Física UEM-UEL. Londrina, PR. Brasil.

Antônio Carlos Simões, Universidade de São Paulo.

Escola de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP. Brasil.

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Publicado

2015-02-28

Edição

Seção

Artigos Originais