Questionário de Preferência e Tolerância da Intensidade de Exercício: versão em português do Brasil

Autores

  • Bruno Paula Caraça Smirmaul São Paulo State University
  • Panteleimon Ekkekakis Iowa State University. Ames, Iowa. USA
  • Inaian Pignatti Teixeira São Paulo State University
  • Priscila Missaki Nakamura Federal Institute of Education, Science and Technology. Muzambinho, MG. Brazil
  • Eduardo Kokubun São Paulo State University

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2015v17n5p550

Resumo

O objetivo do presente estudo foi adaptar o Questionário de Preferência e Tolerância da Intensidade de Exercício (PRETIE-Q) para a população brasileira e realizar uma avaliação psicométrica inicial. O estudo consistiu de duas fases: I) tradução, retrotradução e produção de uma versão em Português do Brasil; e II) avaliação psicométrica e validação de constructo através de correlações entre os escores de Preferência e Tolerância e variáveis de atividade física. Equivalências semântica, idiomática, cultural e conceitual, assim como validade de conteúdo total e grau de entendimento foram adequadamente altos. A taxa de resposta foi de 100% e o tempo médio para a resposta foi menor que 3:30 minutos (204 ± 62 s). Os coeficientes de consistência interna foram 0,91 e 0,82, enquanto os coeficientes de confiabilidade teste-reteste de duas semanas foram 0,90 e 0,89 para as escalas de Preferência e Tolerância, respectivamente. As escalas de Preferência e Tolerância foram significativamente correlacionadas com a intensidade autorreportada (r = 0,48 e r = 0,57, respectivamente) e frequência (r = 0,40 e r = 0,51, respectivamente) de atividade física habitual, assim como o escore total do questionário Godin (r = 0,20 e r = 0,40, respectivamente). A versão em Português do Brasil do PRETIE-Q (Apêndice) manteve as propriedades psicométricas do original, demonstrando adequada consistência interna, confiabilidade teste-reteste, e correlações transversais com variáveis de atividade física entre adultos jovens 

Biografia do Autor

Bruno Paula Caraça Smirmaul, São Paulo State University

São Paulo State University. Rio Claro, SP. Brazil

Panteleimon Ekkekakis, Iowa State University. Ames, Iowa. USA

Iowa State University. Ames, Iowa. USA

Inaian Pignatti Teixeira, São Paulo State University

São Paulo State University. Rio Claro, SP. Brazil

Priscila Missaki Nakamura, Federal Institute of Education, Science and Technology. Muzambinho, MG. Brazil

Federal Institute of Education, Science and Technology

Eduardo Kokubun, São Paulo State University

São Paulo State University. Rio Claro, SP. Brazil

Publicado

2015-09-21

Edição

Seção

Artigos Originais