Adaptação transcultural e propriedades psicométricas do questionário de relacionamento treinador-atleta brasileiro (CART-Q) – Versão atleta

Autores

  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá
  • José Roberto Andrade do Nascimento Junior Universidade Estadual de Maringá
  • Constanza Pujals Faculdade Ingá
  • Sophia Jowett Universidade de Loughborough
  • Renan Codonhato Universidade Estadual de Maringá
  • João Ricardo Nickenig Vissoci Faculdade Ingá

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2015v17n6p635

Resumo

 O objetivo deste estudo foi testar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q)-Versão Atleta. Para isso, foram realizados três estudos. No primeiro, quatro tradutores e cinco especialistas em Psicologia do Esporte adaptaram o conteúdo do CART-Q para o contexto brasileiro. No segundo, 364 atletas de modalidades esportivas individuais e coletivas responderam a versão adaptada do CART-Q. No terceiro, uma amostra independente de 185 atletas respondeu o CART-Q e o Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire (TEOSQ) para a análise da validade externa do instrumento; e 50 atletas responderam o CART-Q em dois momentos para a análise da estabilidade temporal. O Estudo 1 evidenciou que a versão em português contém questões claras e relevantes (CVC > 0,80). O Estudo 2 revelou que o CART-Q apresenta consistência interna satisfatória (? > 0,70/CC > 0,70). A análise fatorial confirmatória revelou que o modelo com 11 itens apresentou ajuste adequado [X2/gl = 3,03; CFI = 0,96, GFI = 0,94; TLI = 0,94; RMSEA = 0,08] e também a existência do modelo de segunda ordem. O Estudo 3 evidenciou a validade externa (r>0,40 com as variáveis de orientação à tarefa) e interna (AFC com uma amostra independente), além da estabilidade temporal (ICC > 0,70). Concluiu-se que a versão para a língua portuguesa do CART-Q se mostrou válida para avaliar a percepção do atleta sobre sua relação com o treinador no contexto esportivo brasileiro.

Biografia do Autor

Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Maringa, PR. Brasil

José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Universidade Estadual de Maringá

Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Maringa, PR. Brasil

Constanza Pujals, Faculdade Ingá

Departamento de Psicologia. Maringa, PR. Brasil

Sophia Jowett, Universidade de Loughborough

Escola de Esporte. Leicestershire. Reino Unido

Renan Codonhato, Universidade Estadual de Maringá

Grupo Pró-Esporte. Maringa, PR. Brasil

João Ricardo Nickenig Vissoci, Faculdade Ingá

Departamento de Pisicologia. Maringa, PR. Brasil

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Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos Originais