Prática constante e aleatória na aprendizagem do saque do voleibol

Autores

  • Herbert Ugrinowitsch Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-0317-1940
  • Cíntia de Oliveira Matos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thiago Fernandes Neves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Guilherme Menezes Lage Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patrick Costa Ribeiro-Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Madson Pereira Cruz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n6p598

Palavras-chave:

Atividade motora, Parâmetros, Voleibol

Resumo

O tipo de prática pode influenciar o que é aprendido de uma habilidade motora. Objetivou-se investigar os efeitos da prática constante e aleatória na aprendizagem do Programa Motor Generalizado e parâmetros do saque do voleibol. A amostra foi composta por 20 crianças entre 10 e 12 anos. Os participantes realizaram um pré-teste, cujo escore foi utilizado para contrabalançar dois grupos (n=10), prática constante e aleatória. Durante a fase de aquisição, o grupo aleatório realizou 252 saques de três posições diferentes, sempre indicada ao final de cada saque e o grupo controle realizou todos os saques somente de uma posição específica. O teste de retenção mostrou que ambos os grupos aprenderam o Programa Motor Generalizado, mas a prática aleatória conduziu para uma melhor aprendizagem dos parâmetros, resultante da prática variada. Durante a prática de habilidades motoras esportivas, apesar de as práticas constante e aleatória melhorarem a aprendizagem do Programa Motor Generalizado, somente a prática aleatória melhora a aprendizagem dos parâmetros da habilidade motora.

Biografia do Autor

Herbert Ugrinowitsch, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Cíntia de Oliveira Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Thiago Fernandes Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Guilherme Menezes Lage, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Patrick Costa Ribeiro-Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Madson Pereira Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos Originais