Prática constante e aleatória na aprendizagem do saque do voleibol

Autores

  • Herbert Ugrinowitsch Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-0317-1940
  • Cíntia de Oliveira Matos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thiago Fernandes Neves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Guilherme Menezes Lage Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patrick Costa Ribeiro-Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Madson Pereira Cruz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n6p598

Resumo

O tipo de prática pode influenciar o que é aprendido de uma habilidade motora. Objetivou-se investigar os efeitos da prática constante e aleatória na aprendizagem do Programa Motor Generalizado e parâmetros do saque do voleibol. A amostra foi composta por 20 crianças entre 10 e 12 anos. Os participantes realizaram um pré-teste, cujo escore foi utilizado para contrabalançar dois grupos (n=10), prática constante e aleatória. Durante a fase de aquisição, o grupo aleatório realizou 252 saques de três posições diferentes, sempre indicada ao final de cada saque e o grupo controle realizou todos os saques somente de uma posição específica. O teste de retenção mostrou que ambos os grupos aprenderam o Programa Motor Generalizado, mas a prática aleatória conduziu para uma melhor aprendizagem dos parâmetros, resultante da prática variada. Durante a prática de habilidades motoras esportivas, apesar de as práticas constante e aleatória melhorarem a aprendizagem do Programa Motor Generalizado, somente a prática aleatória melhora a aprendizagem dos parâmetros da habilidade motora.

Biografia do Autor

Herbert Ugrinowitsch, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Cíntia de Oliveira Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Thiago Fernandes Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Guilherme Menezes Lage, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Patrick Costa Ribeiro-Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Madson Pereira Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

Del Rey P, Wughalter EH, Whitehurst M. The effects of contextual interference in females with varied experience in open sport skill. Res Q Exerc Sport 1982;53(2):108-15.

French KE, Rink JE, Werner PH. Effects of contextual interference on retention of three volleyball skills. Percept Mot Skill 1990;71:179-86.

Shea JB, Morgan RL. Contextual interference effects on the acquisition, retention, and transfer of a motor skill. J Exp Psychol 1979;5(2):179-87.

Fialho JVAP, Benda RN, Ugrinowitsch H. The contextual interference effect in a serve skill acquisition with experienced volleyball players. J Hum Mov Stud 2006;50:65-78.

Saemi E, Porter JM, Varzaneh AG, Zarghami M, Shafinia P. Practicing along the contextual interference continuum: a comparison of three practice schedules in an elementary physical education setting. Kinesiology 2012;44(2):191-8.

Wright DL, Shea CH. Manipulating generalized motor program difficulty during blocked and random practice does not affect parameter learning. Res Q Exerc Sport 2001;72(1):32-8.

Lage GM, Alves MAF, Oliveira FS, Palhares LR,Ugrinowitsch H, Benda RN. The combination of practice schedules: effects on relative and absolute dimensions of the task. J Hum Mov Stud 2007;52:21-35.

Lai Q , Shea CH, Wulf G, Wright DL. Optimizing generalized motor program and parameter learning. Res Q Exerc Sport 2000;71(1):10-24.

Lai Q , Shea CH. Generalized motor program (GMP) learning: effects of frequency of knowledge of results and practice variability. J Mot Behav 1998;30(1):51-9.

Shea CH, Lai Q , Wright DW, Immink M, Black C. Consistent and variable conditions: effects on relative and absolute timing. J Mot Behav 2001;33(2):139-52.

Januário MS, Ugrinowitsch H, Lage GM, Vieira MM, Benda RN. Effect of the combination of different practice schedules on acquisition of motor skills. Rev Bras Cien Esporte 2014;36:5758-5773.

Hebert EP, Landin D, Solmon MA. Practice schedule effects on the performance and learning of low- and high-skilled students: an applied study. Res Q Exerc Sport 1996;67(1):52-8.

Wulf G, Shea CH. Principles derived from the study of simple skills do not generalize to complex skill learning. Psychon Bull Rev 2002;9(2):185-211.

Schmidt RA. A Schema theory of discrete motor skill learning. Psychol Rev 1975;82(4):225-60.

Meira Jr, CM. Validating a checklist for qualitative analysis of volleyball serve. Motriz: J Phys Ed 2003;9(3):153-60.

Costa CLA, Bandeira PFR, Matos CO, Cruz MP, Ugrinowitsch H. Construct validity and reliability of a checklist for volleyball serve analysis. Rev Bras Cineatropom Desempenho Hum 2017;20(1):95-101.

Santos-Naves SP, Benda RN, Junqueira AHM, Alves GM, Velloso AP, Ugrinowitsch H. The effect of distributed demonstrations in the volleyball serve learning. Rev Bras Edu Fís Esporte 2014;28(4):629-39.

Thomas JR, Nelson JK., Silverman, S. Research Methods in Physical Activity. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers; 2011.

Green, SB. Salkind NJ. Using SPSS for Windows and Macintosh. Analyzing and Understanding Data: Pearson/Prentice Hall; 2008.

Lage GM, Ugrinowitsch H, Apolinário-Souza T, Vieira MM, Albuquerque MR, Benda RN. Repetition and variation in motor practice: a review of neural correlates. Neurosci Biobehav Rev 2015;57:132-41.

Lin CHJ, Fisher B, Winstein, C. Contextual interference effect: elaborative processing or forgetting-reconstruction? A post hoc analysis of transcranial magnetic stimulation-induced effects on motor learning. J Mot Behav 2008;40(6):578-86.

Shea JB, Zimny JB. Context effects in memory and learning movement information. In: Magill, R.A. Memory and Control of Action: ed. North-Holland Publishing Company; 1983. p. 345-366.

Moxley SE. Schema: the variability of practice hypothesis. J Mot Behav 1979;11(1):65-70.

Cross E, Schmitt P, Grafton S. Neural substrates of contextual interference during motor learning support a model of active preparation. J Cog Neuro 2007;19(11):1854-71.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos Originais