Apoio social, autoeficácia e o nível de atividade física em escolares de 13 a 15 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2019v21e58684

Resumo

Objetivou-se verificar a relação, a fração atribuível populacional (FAP) e a redução relativa do risco (RRR) do apoio social e autoeficácia com o nível de atividade física em escolares. Estudo transversal probabilístico com 1472 escolares de 13 a 15 anos. Foram avaliados sexo, idade, apoio social dos pais e dos amigos, autoeficácia e nível de atividade física através de questionários. Para análise dos dados utilizou-se regressão de Poisson com variância robusta, FAP e RRR, adotando p?0,05. Foram considerados ativos 56,1% (n=826) dos escolares, sendo os meninos (68,7%) em maior proporção. O apoio social dos pais foi positivamente associado à prática de atividades física dos meninos (RP: 1,28; IC95%: 1,12-1,48; FAP=21,88) e das meninas (RP: 2,00; IC95%: 1,59-2,51; FAP=50,00). O apoio social dos amigos foi positivamente associado à prática de atividades físicas dos meninos (RP: 1,34; IC95% 1,16-1,54; FAP=25,37) e das meninas (RP: 1,32; IC95%: 1,06-1,64; FAP=24,24). A autoeficácia não se associou com atividade física. O apoio social apresentou-se associado com o nível de atividade física, e as análises da FAP indicaram que sem o elevado apoio social dos pais e amigos pode haver uma redução do nível de atividade física em adolecentes.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos Originais