Efeito do volume da prática por crianças com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2020v22e72028

Resumo

Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) demonstram capacidade mais lenta e gradual para adquirir e aprender habilidades motoras com a prática. Uma questão então é se uma prática com maior volume para essas crianças poderia igualar o desempenho em relação às crianças com desenvolvimento típico (DT). O presente estudo teve como objetivo examinar o efeito do maior volume de prática por crianças com provável TDC (pTDC) em relação ao menor volume de prática por crianças com DT. A bateria de testes MABC-2 foi utilizada para identificar o nível de dificuldade motora dos participantes e compor os grupos. Dois jogos de videogame ativo (Nintendo Wii) foram utilizados para as sessões de prática. Cada grupo foi composto por oito participantes, pareados em gênero e idade, DT (M= 111.87 meses; DP= 4.05) e pTDC (M= 115.87 meses; DP= 4.96). O grupo DT participou de sete sessões de prática e o grupo pTDC participou de onze sessões de prática. Os resultados referentes ao desempenho nos jogos do console Wii apresentaram melhora significativa do primeiro para o último dia em ambos os grupos de prática (rTDC e DT). Um maior volume de prática para as crianças com pTDC em relação aos seus pares com DT auxiliou no aumento do desempenho desse grupo. Portanto, o grupo pTDC alcançou desempenho similar ao grupo DT em ambos os jogos praticados. 

Biografia do Autor

Leonardo Soares de Carvalho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Departamento de Educação Física

Camila Sant Ana Crancianinov, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Departamento de Educação Física

Cynthia Yukiko Hiraga, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Departamento de Educação Física

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos Originais